20 anos de reverência a Damião Bairro do Pina recebe, a partir de hoje, a vigésima edição da festa em homenagem ao capuchinho que virou apóstolo do Nordeste

Publicação: 24/05/2018 09:00

Frei Damião de Bozzano, o frade capuchinho italiano venerado por sua vida de missões pelos pobres do Nordeste, será reverenciado, pela vigésima vez, na festa realizada em sua homenagem no Pina, Zona Sul do Recife. As comemorações serão iniciadas hoje à noite e seguem até domingo.

De acordo com frei Thiago Santos, guardião do convento dos Capuchinhos, entre 90 e 100 mil romeiros de vários estados devem participar da festa, que acontecerá sobretudo no Convento São Félix de Cantalice. O evento deste ano contará com uma caminhada da Igreja Nossa Senhora do Rosário ao Convento de São Felix e uma mesa redonda com o tema Frei Damião, um apaixonado pela missão, com a presença do frei Jociel Gomes. Também haverá louvor com o padre Antônio Maria no último dia de festejos.

O ciclo também vai comemorar o processo de beatificação de frei Damião, que teve início em 2003, quando os milagres começaram a ser coletados. Em 2012, os documentos elaborados pela Arquidiocese de Olinda e Recife foram enviados ao Vaticano para serem analisados. Em fevereiro deste ano, o processo foi aprovado pela Comissão dos Cardeais em Roma, na Itália.

O resultado desta nova etapa deve ser divulgado em cinco meses. No caso de uma nova aprovação, o papa Francisco deve autorizar o decreto de venerável a frei Damião, que nasceu em 1898, em Bozzano, Itália, e morreu em 1997, no Recife. Com a comprovação de um milagre ocorrido após a morte do frade, ele poderá ser declarado beato. Mediante outro milagre, será inscrito no álbum dos santos, já canonizado.

A abertura do evento, hoje à noite, terá missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada na Avenida Herculano Bandeira, com a presença do padre Antônio Maria, às 19h. A caminhada ao Convento São Félix de Cantalice está prevista para as 20h30, após a celebração.

Programação

Hoje


19h30 Missa de abertura (Igreja Matriz do Pina)
20h30 Caminhada em direção ao Convento São Félix com bênção do Santíssimo Sacramento.

Amanhã

Missas às 6h, 11h, e 17h
Confissões
Bênção de São Félix

Sábado

Missas às 6h e às 17h
19h30 Painel Frei Damião, um apaixonado pela missão

Domingo

Missas às 4h, 6h, 10h, 14h e 17h
8h - Louvor com Padre Antônio Maria