Estudo aponta falta de manutenção

Publicação: 18/03/2019 09:00

Em sua tese A interferência das estruturas de proteção da costa na preservação dos sedimentos costeiros da Praia de Bairro Novo, Olinda-PE, Luis Augusto de Gois também mostra que, além dos efeitos reversos causados pelos espigões enquanto estruturas de proteção, eles não estão recebendo qualquer manutenção da atual gestãode Olinda. A falta de manutenção pode provocar acidentes como já ocorreu em outras ocasiões.

“Não estamos vendo a olhos nus. Mas o que está acontecendo por debaixo daqueles espigões é que os sedimentos vão sendo retirados aos poucos, podendo provocar desmoronamentos. E se isso acontecer, será um processo muito mais oneroso”, explicou o pesquisador.

Questionada, a Prefeitura de Olinda informou que está em processo de licitação a escolha da empresa que fará o serviço de manutenção dos espigões da praia de Bairro de Novo. “Os problemas que podem ser acarretados pela falta de serviços são diversos, incluindo acidentes com mortes. O processo de licitação e estamos aguardando apenas ser aprovado para os trabalhos voltarem a ser realizados”, disse a administração municipal, por nota.

O processo de pesquisa consistiu na análise das duas maiores obras de defesa da faixa costeira presentes na Praia de Bairro Novo: os espigões e os enrocamentos. A orla tem uma sequência de 31 espigões alternados por uma muralha de enrocamento aderente que se desdobra pelos dois quilômetros de extensão da beira-mar.

A orla olindense tem sido uma das áreas mais afetadas da Região Metropolitana do Rrecife pelos fenômenos naturais da erosão e recuo da sua linha de costa. O maior responsável por essa deterioração foram as obras de ampliação do Porto do Recife, afetando desde o istmo da Praia de Del Chifre até a Praia do Janga, em Paulista. Por conta disso, a costa de Olinda foi também a que recebeu o maior número de intervenções na linha do mar, para tentar deter fenômenos como erosão e avanço do mar. Para Luis Augusto de Gois, essas intervenções, contudo, representam uma ameaça à estabilidade de toda a extensão litorânea sdo município.