Publicação: 27/05/2019 09:00
Qual a importância das escolas em relação aos estímulos necessários à primeira infância?
É importante qualificar e engajar a equipe de gestores e professores para a importância da intencionalidade pedagógica no brincar e experienciar. É na escola que a criança vai conviver, brincar, participar, explorar e se conhecer. E, através disso, alcançar o que o documento da Base Nacional Comum Curricular estabelece para o desenvolvimento das crianças: desenvolver habilidade para perceber o eu, o outro e o nós; ter consciência do corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas, trabalhar a escuta, a fala, o pensamento e imaginação, ter noção de espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. É o que esperamos que a escola estimule e desenvolva durante a primeira infância.
O que os pais devem observar em relação à atenção à primeira infância na hora de escolher onde matricular seus filhos?
Os pais devem observar e questionar a equipe pedagógica e a proposta da escola, perceber e entender a importância da primeira infância, como esta fase promove o desenvolvimento infantil, além de atentar para a intencionalidade na ação docente das práticas pedagógicas e aprendizagens. Isso é o que vai permitir que os pais saibam quais conteúdos são utilizados para o desenvolvimento das atividades com as crianças. A criança pequena aprende observando, experimentando e, sobretudo, brincando. A escola deve acompanhar e estimular a aprendizagem de forma lúdica.
Como nasceu a Almeida e Silva Consultoria? Qual o propósito?
Sou mãe de duas adolescentes e, quando cheguei ao Recife, 13 anos atrás, tive muita dificuldade em encontrar berçários e escolinhas que tivessem um olhar consciente para a Primeira Infância. Percebi que era uma dor do mercado a capacitação de profissionais para o desenvolvimento integral da criança até os três anos de idade. Pouco se falava sobre a importância de profissionais que entendessem a neuroplasticidade, o cuidado integral associado a um ambiente que convida, estimula e dá espaço e tempo para a criança ter experiências e aprendizagens. Até pouco tempo atrás, berçários e creches eram simples depósitos de bebês. Então, em paralelo a estudos sobre a Primeira Infância e à necessidade do mercado, fiz um curso das Nações Unidas, um MBA em gestão de pessoas e liderança, ISO e qualidade. Desde então, meu propósito é qualificar profissionais da Educação Infantil para executar não só um trabalho de qualidade, mas de excelência para a primeira infância.
É importante qualificar e engajar a equipe de gestores e professores para a importância da intencionalidade pedagógica no brincar e experienciar. É na escola que a criança vai conviver, brincar, participar, explorar e se conhecer. E, através disso, alcançar o que o documento da Base Nacional Comum Curricular estabelece para o desenvolvimento das crianças: desenvolver habilidade para perceber o eu, o outro e o nós; ter consciência do corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas, trabalhar a escuta, a fala, o pensamento e imaginação, ter noção de espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. É o que esperamos que a escola estimule e desenvolva durante a primeira infância.
O que os pais devem observar em relação à atenção à primeira infância na hora de escolher onde matricular seus filhos?
Os pais devem observar e questionar a equipe pedagógica e a proposta da escola, perceber e entender a importância da primeira infância, como esta fase promove o desenvolvimento infantil, além de atentar para a intencionalidade na ação docente das práticas pedagógicas e aprendizagens. Isso é o que vai permitir que os pais saibam quais conteúdos são utilizados para o desenvolvimento das atividades com as crianças. A criança pequena aprende observando, experimentando e, sobretudo, brincando. A escola deve acompanhar e estimular a aprendizagem de forma lúdica.
Como nasceu a Almeida e Silva Consultoria? Qual o propósito?
Sou mãe de duas adolescentes e, quando cheguei ao Recife, 13 anos atrás, tive muita dificuldade em encontrar berçários e escolinhas que tivessem um olhar consciente para a Primeira Infância. Percebi que era uma dor do mercado a capacitação de profissionais para o desenvolvimento integral da criança até os três anos de idade. Pouco se falava sobre a importância de profissionais que entendessem a neuroplasticidade, o cuidado integral associado a um ambiente que convida, estimula e dá espaço e tempo para a criança ter experiências e aprendizagens. Até pouco tempo atrás, berçários e creches eram simples depósitos de bebês. Então, em paralelo a estudos sobre a Primeira Infância e à necessidade do mercado, fiz um curso das Nações Unidas, um MBA em gestão de pessoas e liderança, ISO e qualidade. Desde então, meu propósito é qualificar profissionais da Educação Infantil para executar não só um trabalho de qualidade, mas de excelência para a primeira infância.
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