Publicação: 04/03/2024 03:00
Com base em um levantamento realizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), entre os anos 2013 e 2023 houve um aumento de 26% na frota de veículos registrada na Região Metropolitana do Recife (RMR); em relação às motocicletas, o aumento foi de 53%, quantidade que também contribui para a formação dos %u2018nós%u2019 nas estradas.
Neste mesmo período, em dez anos, a frota de ônibus aumentou apenas 1,2%.
De acordo com o estudo da CTTU, a falta de investimento no transporte público é também um dos fatores principais para que a movimentação se torne cada vez mais intensa e trânsito mais lento.
"Apesar do investimento do município em corredores exclusivos de ônibus, que já se somam em 66 quilômetros de extensão, equipamentos como esse precisam de aumento contínuo na oferta e na qualidade dos ônibus, a fim de que seus benefícios sejam maximizados. O aumento excessivo na frota de veículos particulares termina por levar a capacidade viária ao limite%u2019%u2019.
Segundo a Autarquia, a gestão municipal tem investido de forma intensa em áreas com mais segurança para pedestres porque todos, independente do meio de transporte principal, caminham na cidade.
No total já são 50 áreas de trânsito calmo com uso de urbanismo tático para redesenhar as vias e tornar mais seguras para todas as pessoas, ações que devolveram 25 mil m² aos pedestres.
O investimento ainda conta com a rota ciclável, que continua sendo a maior da história da capital pernambucana, totalizando um aumento de 166 km desde 2013.
Neste mesmo período, em dez anos, a frota de ônibus aumentou apenas 1,2%.
De acordo com o estudo da CTTU, a falta de investimento no transporte público é também um dos fatores principais para que a movimentação se torne cada vez mais intensa e trânsito mais lento.
"Apesar do investimento do município em corredores exclusivos de ônibus, que já se somam em 66 quilômetros de extensão, equipamentos como esse precisam de aumento contínuo na oferta e na qualidade dos ônibus, a fim de que seus benefícios sejam maximizados. O aumento excessivo na frota de veículos particulares termina por levar a capacidade viária ao limite%u2019%u2019.
Segundo a Autarquia, a gestão municipal tem investido de forma intensa em áreas com mais segurança para pedestres porque todos, independente do meio de transporte principal, caminham na cidade.
No total já são 50 áreas de trânsito calmo com uso de urbanismo tático para redesenhar as vias e tornar mais seguras para todas as pessoas, ações que devolveram 25 mil m² aos pedestres.
O investimento ainda conta com a rota ciclável, que continua sendo a maior da história da capital pernambucana, totalizando um aumento de 166 km desde 2013.
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