Festa para padroeira com missas e shows Início das comemorações pela padroeira do Recife está marcado para o dia 6 de julho, com diversas atividades e apresentações culturais

Mareu Araújo

Publicação: 27/06/2024 03:00

Vai começar a tradicional festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife. Este ano, o evento começa no dia 6 de julho vai se estender por dez dias, até o ponto culminante no dia 16, data consagrada para a santa, quando acontece a procissão de encerramento. Entre os destaques da festa, divulgados ontem em coletiva, o Frei Cidmário Bezerra, reitor da Basílica do Carmo, disse que serão celebradas 100 missas durante este período.

Após as novenas, os fiéis poderão curtir shows de artistas como Irah Caldeira, Dudu do Acordeon e Petrúcio Amorim. As solenidades litúrgicas acontecerão na Basílica do Carmo, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, além do Claustro do Convento, no Centro da cidade. A festa tem como tema: “Esperança dos Carmelitas... peregrina conosco, em oração, rumo ao Jubileu”. O lema será: “Permaneciam unânimes na oração, Maria, a mãe de Jesus e seus irmãos”.

As missas serão celebradas nos seguintes horários: 7h, 9h, 10h, 12h e às 15h, na Basílica. As novenas acontecerão às 18h. “Nos dias 15 e 16, teremos missas de hora em hora, a partir das 4h. Ao longo dos dez dias, teremos um parque de diversões, um palco aqui no Parque do Carmo para shows depois da novena”, ressaltou.  Também serão realizadas quatro catequeses entre 30 de junho e 4 de julho.

O Governo de Pernambucoinvestiu R$ 270 mil no evento. “A programação começa de manhã, e vai até a noite. Tudo que a gente faz aqui em Pernambuco é muito embasado na nossa cultura, então a gente vai ter música, dança, artesanato e feiras de economia criativa”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

TRÂNSITO
Com o início da montagem do parque de diversões na Praça do Carmo, o fluxo de trânsito será modificado naquela região do bairro de Santo Antônio a partir de sábado. O Gestor de Operações da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), André Luís Pereira, explicou como ficará o fluxo na Avenida Dantas Barreto. “Nós iremos bloquear parte da via por conta dos caminhões e da montagem do parque, bloqueando esse prolongamento da faixa da esquerda que a gente chama da faixa oeste”, explicou.