Semáforos aumentam sufoco no trânsito Recife tem um dos trânsitos mais intensos do país, de acordo com a plataforma Waze, e semáforos não sincronizados atrapalham fluidez

Adelmo Lucena

Publicação: 01/06/2024 03:00

Os semáforos possuem grande responsabilidade de manter a segurança, equilíbrio e andamento do trânsito, mas muitas vezes acabam sendo motivo de dor de cabeça para quem está atrasado.

A implantação adequada dos semáforos possibilita diversos benefícios no trânsito, mas o número exagerado desses aparelhos pode ocasionar cenários como acidentes, atrasos em excesso, incentivo ao desrespeito da sinalização e desconfiança em relação à eficiência desses equipamentos, além de mais gastos para os cofres públicos.

Diante do aumento da frota de veículos na capital pernambucana, questões como a sinalização também devem ser colocadas em pauta na hora de discutir a fluidez no trânsito. De acordo com um levantamento da CTTU, entre os anos 2013 e 2023 houve um aumento de 26% na frota de veículos registrada na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em relação às motocicletas, o aumento foi de 53%, enquanto a frota de ônibus cresceu apenas 1,2%.

Atualmente, o Recife conta com 717 semáforos, sendo 200 com controladores com capacidade para operar em tempo real (em caso de uma eventual pane, a correção pode ser feita de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de equipes de reparo), de acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

“De fato, o Recife é uma das capitais do Brasil que apresenta um grande desafio nessa temática da mobilidade. A presença de muitos semáforos próximos uns aos outros tem a finalidade de controlar a velocidade, de disciplinar o trânsito, mas um dos principais motivos para a necessidade da presença de semáforo é quando um grande fluxo de veículos pretende passar ao mesmo tempo naquela determinada via e no seu entorno, nas vias transversais. Então, o objetivo seria dar tempo ao tempo para que todo mundo consiga trafegar naquela mesma via, trazendo algum disciplinamento em todos os sentidos”, explica a doutora em engenharia civil e membro do CREA, Fernanda Batista.

Para a instalação de semáforos nas vias, é necessário seguir alguns critérios que estão disponíveis no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles a legalidade, suficiência, clareza, padronização, precisão e confiabilidade, visibilidade e legibilidade, e manutenção e conservação.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), antes de inserir semáforos, é preciso realizar um estudo na área e fazer vistorias no local em diferentes horários e dias da semana, coleta de dados relativos à segurança e fluidez, escolher a sinalização complementar e elaborar um projeto.

Ainda é necessário acompanhar a operação inicial da sinalização semafórica, coletar novos dados relativos à segurança e fluidez e fazer avaliação rotineira.

Em vias com velocidades regulamentadas superiores a 70 km/h, a interrupção do tráfego por sinalização semafórica compromete a segurança dos veículos e pedestres. Nesses locais, caso haja grande quantidade de pedestres para fazer travessia, é necessário aderir à travessia em desnível, como passarelas.