EDUCAçãO » Termina greve dos docentes da UFPE

Publicação: 28/06/2024 03:00

Após sessenta e cinco dias paralisados, a categoria de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu, nesta quinta-feira (27), encerrar o movimento grevista.

A decisão aconteceu após assembleia geral, convocada pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Na reunião, a categoria aprovou, com 963 votos a favor, 427 contra e 45 abstenções, o encerramento da paralisação, que começou em 22 de abril. Ao todo, 435 professores participaram da votação.

Segundo a Adufepe, agora, com a decisão de encerrar a greve, o retorno às salas de aula será no dia 8 de julho.

“O calendário acadêmico pós-paralisação será estabelecido pela Adufepe junto à Reitoria da UFPE. Os professores definiram ainda que a data de retorno às aulas será 8 de julho”, reiterou a Adufepe, por meio de nota.

Durante a votação, a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes, destacou a participação dos docentes na assembleia que definiu o fim da greve.

“Nós tivemos muitas conquistas, todas fruto da nossa mobilização. O governo entendeu que as nossas demandas eram justas. Agora é trabalhar para readequar o calendário para que não tenhamos mais prejuízos”, destacou a dirigente.

De acordo com a entidade que representa os professores, mesmo com zero reajuste este ano, o Governo Federal anunciou que a categoria terá 9% de reajuste em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.