Dia do Soldado é comemorado com desfile Personalidades foram agraciadas com comendas militares por se destacarem nos serviços prestados para a sociedade. Quinhentos homens participaram

Aimé Kyrillos

Publicação: 24/08/2024 03:00

O pátio do Colégio Militar do Recife (CMR) foi palco, na sexta-feira, de uma solenidade militar em comemoração ao Dia do Soldado na capital pernambucana. As comemorações foram presididas pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste.

Elas tiveram a participação de autoridades da Marinha e Força Aérea, bem como de outras instituições civis e militares, dos familiares e convidados dos soldados. Sete soldados foram homenageados por seus destaques ao longo do ano.

A solenidade contou com a participação de uma tropa composta por 500 homens, que desfilaram demonstrando disciplina e o compromisso que caracterizam as Forças Armadas. Também foram entregues medalhas em reconhecimento aos serviços prestados.

Entre as honrarias, destacaram-se a Medalha Pacificador, a Medalha do Exército Brasileiro, a Medalha Corpo de Tropas e a Medalha por Trinta Anos de Serviços Militares e Civis. Essas condecorações simbolizam não apenas a dedicação dos soldados, mas também o legado de serviço à pátria que cada um deles representa.

Além das homenagens aos soldados, empresas parceiras do CMNE também foram reconhecidas por seu apoio contínuo às atividades da instituição.

O general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste falou com a imprensa durante a solenidade e destacou a importância da data para toda corporação.

“O Dia do Soldado tem um valor extraordinário de muito significado para a nação brasileira porque é uma data em que nós comemoramos o aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, patrono do exército. E também é uma data em que nós comemoramos os soldados do Brasil que atuam em regime de disponibilidade permanente, em dedicação exclusiva, ficando em condições de atuar em qualquer ponto do território nacional, 24 horas por dia, 7 dias na semana, para atuar sempre em defesa da pátria e no atendimento das diversas demandas da nação brasileira”, explicou Ribeiro.