MARISCOS » Resíduos vão gerar renda

Publicação: 13/08/2025 03:00

Janja e Anielle Franco estiveram em Itapissuma (RAFAEL VIEIRA/DP FOTO)
Janja e Anielle Franco estiveram em Itapissuma
A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, entregou, ontem, em Itapissuma, no litoral Norte, entregou 50 computadores remanufaturados à Colônia de Pesca Z10 e anunciou a instalação de uma bioindústria pioneira que promete transformar resíduos de ostras e mariscos em renda para as marisqueiras da região.

Os equipamentos foram recondicionados por jovens capacitados pelo programa federal “Computadores para Inclusão”, que une formação profissional e sustentabilidade. Desde sua criação, o programa já beneficiou 2.157 escolas e capacitou quase 60 mil pessoas em todo o país.

Durante a visita, foi apresentado ainda o projeto de bioindústria que, com investimento de R$ 10 milhões, vai processar cascas de ostras e mariscos atualmente descartadas em aterros, para produzir corretivo de solo, adubo, ração animal e até insumos farmacêuticos. A iniciativa deve gerar renda extra para centenas de marisqueiras de Itapissuma, Igarassu e Itamaracá, além de contribuir para a recuperação de manguezais.

Segundo o Ministério de Pesca, uma marisqueira poderá obter até R$ 1.100 por mês apenas com a separação e venda de 200 kg diários de cascas. O projeto, já em fase avançada de pesquisa, deve entrar em operação ainda este ano. Junto com Janja estavam os ministros da Pesca, André de Paula; e da Igualdade Racial, Anielle Franco; e a vice-govenadora Priscila Krause.