Desfile com mais de 4 mil estudantes Cerimônia acontece a partir das 7h20, no palanque principal, montado na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife

Publicação: 07/09/2024 03:00

O Brasil celebra neste sábado (7), o Dia da Independência, data em que ocorrem os tradicionais desfiles cívicos. No Recife, o Desfile Cívico-Militar acontece na Avenida Mascarenha de Moraes, na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade.

Está prevista a participação de aproximadamente 4.000 estudantes de escolas das redes pública e privada, mais de 700 participantes nos desfiles de associações e cerca de 3.000 militares.

Segundo o Exército do Brasil, o cerimonial de abertura acontece a partir das 7h20, no palanque principal, montado na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade.

Nesse local, o  comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, receberá a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra.

O público presente assistirá ao desfile de escolas, associações e a tradicional passagem das tropas militares, que estarão divididos entre as Forças Armadas e as Forças Militares Estaduais.

Com mais de 1.000 militares, divididos entre as diversas Organizações do Comando Militar do Nordeste do Estado de Pernambuco, o Exército Brasileiro desfilará com tropas a pé e motorizadas. A Marinha será representada por cerca de 300 militares e a Força Aérea Brasileira participará do desfile com um efetivo aproximado de 400 militares. O acesso é gratuito.
 
Trânsito
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), fará uma operação especial para garantir a fluidez. A ação contará com a participação de 120 agentes e orientadores de trânsito, em colaboração com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Exército Brasileiro.

As intervenções no trânsito terão início às 5h da manhã, com o bloqueio da Avenida Mascarenhas de Moraes, um dos principais corredores viários da cidade.

A interdição se estenderá do trecho entre a Locadora Foco, próxima à sede da Justiça Federal, até a Rua Arquiteto Fernando Almeida, no bairro da Imbiribeira. A previsão é que as vias sejam liberadas ao meio-dia, após o término das festividades.

Os condutores que transitam pela Avenida Mascarenhas de Moraes, no sentido Aeroporto Internacional do Recife, deverão seguir por rotas alternativas.

O desvio principal orienta os motoristas a virarem à direita na Rua Júlio Verne, seguirem pela Rua Arquiteto Luiz Nunes até a Avenida Jean Emile Favre, e então prosseguir pela Rua Jamaica, Rua Izabel de Souza e Rua Muritiba, retornando à Mascarenhas de Moraes.

Para quem trafega do subúrbio em direção a Afogados, o desvio recomendado é pela Rua Dez de Julho, próxima à Caixa Econômica Federal, com continuação pela Rua Rio Azul (Avenida do Canal), seguindo pela Avenida Desembargador José Neves até a Via Mangue.

O acesso à Avenida Recife será feito pela Avenida Desembargador João Paes e Rua Ribeiro de Brito.