Alegria, protesto e sustos na Parada da Diversidade Em meio ao clima de alegria e afirmação contra o preconceito, participantes do evento e funcionários da limpeza urbana foram alvo de um grupo de adolescentes

Allan Lopes e Mareu Araújo

Publicação: 16/09/2024 03:00

A Parada da Diversidade, realizada ontem, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife,  foi marcada por momentos de pânico e correria. Um grupo de adolescentes realizou ataques e furtos contra participantes do evento e funcionários do serviço de limpeza urbana. Pelo menos três pessoas foram assaltadas e outra saiu ferida durante a confusão. Tudo isso foi flagrado pela reportagem do Diario de Pernambuco, que estava no local.

Francisco Silva, fotógrafo do Diario, presenciou toda a cena. Segundo ele, uma equipe de 8 a 10 trabalhadores realizava a varrição, quando um grupo de adolescentes começou a correr em frente a um dos trios elétricos. Após o furto de um dos funcionários, houve uma tentativa de perseguição, mas os jovens conseguiram se dispersar entre a multidão. “Mesmo com muito policiamento, alguns ataques aconteciam de forma isolada. “, disse.

Francisco também foi furtado e teve sua corrente levada. “Eu estava fotografando em frente ao trio, quando senti um puxão no pescoço que levou minha corrente. Ainda me virei e o vi, mas não consegui fazer nada”. Além disso, um funcionário de limpeza se feriu após tijolos serem arremessados. O Diario entrou em contato com as Polícias Civil e Militar, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

CONTRA O PRECONCEITO
As cores do arco-íris, símbolo da bandeira LGBTQIAP+, preencheram, ontem, a Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A 23ª Parada da Diversidade de Pernambuco aconteceu  com o tema “Vidas LGBT Importam! Fundamentalismo, machismo e racismo: Dói, Machuca e Mata!”. Com shows de Tayara Andreza, Banda Sensação e apresentações de drag queens, o evento atraiu milhares  pessoas e transformou a avenida em um espaço de celebração, respeito e igualdade para todos. A festa começou às 8h, no Parque Dona Lindu e seguiu até o fim da tarde.

A miss Gay Pernambuco,  Elisa Botelho, de 24 anos, afirmou que participar da Parada da Diversidade é importante para a luta contra o preconceito. “Estamos continuando essa luta de todas as gerações. Mostrando que, apesar da maldade no mundo, temos amor ao próximo”, disse.  

Sarita Metalica participou da parada e afirmou que é importante pedir respeito à sociedade. “Estamos ressaltando que é preciso apresentar um problema que é o envelhecimento dos LGBTQUIA “, observou.