Bombeiros de PE retornam da Bolívia Após um mês, 11 militares voltaram ao Recife. No país sul-americano eles atuaram no combate a incêndios florestais, além de ações de prevenção e orientação

Publicação: 22/10/2024 03:00

Os bombeiros pernambucanos que estavam em missão de ajuda humanitária no combate a incêndios florestais na Bolívia retornaram ao Estado no último sábado.

“O trabalho desses profissionais foi crucial no combate direto aos incêndios. A experiência e dedicação demonstradas por nossa equipe são motivo de orgulho para Pernambuco e um exemplo de solidariedade e profissionalismo no enfrentamento de desastres naturais”, declarou o comandante-geral da corporação, coronel Francisco Cantarelli.

Ele  destacou a importância do treinamento e da preparação contínua dos bombeiros pernambucanos para enfrentar desafios de grande escala. Além do combate direto às chamas, os profissionais também atuaram no monitoramento contínuo das áreas, em ações de prevenção e na orientação às comunidades afetadas, evitando assim a propagação das chamas para outras regiões.

Os 11 militares embarcaram para a missão no dia 25 de setembro e se juntaram aos outros 43 bombeiros pernambucanos que já estavam mobilizados nas regiões dos incêndios. Durante a missão, os bombeiros militares atuaram nas regiões das províncias de Florida e de San Ignacio de Velasco, integrando uma força-tarefa composta por equipes locais da Bolívia e Corpos de Bombeiros de outros estados brasileiros.

“A missão na Bolívia exemplifica o espírito de solidariedade e cooperação internacional do Governo do Estado de Pernambuco, através do CBMPE, demonstrando compromisso com a segurança global e a proteção do meio ambiente”, afirmou Cantarelli. O Corpo de Bombeiros completou 137 anos no último domingo.