COMPESA » Hidrômetros "anti-furto" instalados

Publicação: 13/11/2024 03:00

Começou a instalação de novos 120 mil equipamentos para medir o consumo de água no Grande Recife. A novidade do processo de substituição dos hidrômetros é que eles são “anti-furto”. Segundo a Companhia Pernambucana de saneamento (Compesa), os novos medidores são fabricados em composite, um material composto de resina de plástico, sem  valor comercial. Em 2023, conforme a Compesa, houve mais de 2 mil furtos de equipamentos desse tipo.

O plano de renovação dos medidores já está em andamento em bairros do Recife e Olinda e é uma ação do Programa Cidade Saneada, a parceria público-privada firmada com a BRK, na Região Metropolitana e Mata Norte.

Essa iniciativa terá investimentos de aproximadamente R$ 18 milhões. A expectativa da Companhia é concluir a instalação até o final do próximo ano.

Conforme a Compesa, os aparelhos antigos instalados na RMR contêm materiais que, mesmo em pequena quantidade, podem ter valor de revenda, como bronze, latão e o próprio cobre.

Para o presidente da instituição, Alex Campos, o furto de hidrômetros é uma preocupação constante. “É uma situação que, além de causar enormes transtornos para a população, que pode ficar sem abastecimento de água, contribui com o desperdício e gera perdas financeiras para a empresa.”, avaliou o titular da estatal.