BICICLETAS » PCR quer ampliar bikes compartilhadas

Publicação: 14/11/2024 03:00

A Prefeitura do Recife iniciou a consulta pública sobre o projeto de concessão do sistema de compartilhamento de bicicletas. Segundo a gestão, a iniciativa prevê a ampliação do quantitativo de bicicletas convencionais, contando ainda com a inovação de disponibilização de bikes elétricas e infantis, além de assegurar estações para engate em toda a cidade.

Qualquer cidadão pode enviar suas sugestões até o dia 13 de dezembro, através do site https://parcerias.recife.pe.gov.br/projetos/concessao-bicicletas-compartilhadas/. No dia 10 de dezembro, das 10h às 12h, a Prefeitura realizará uma audiência pública online para esclarecer dúvidas e garantir maior transparência.

O projeto prevê uma ampliação de 160% no número de estações, que passariam das 79 para 205, com uma frota que será ampliada para 1,6 mil bicicletas convencionais.

O projeto consta, ainda, que a cidade passará a contar com 400 bicicletas elétricas e 50 infantis, todas equipadas com GPS, totalizando 2.050 unidades monitoradas.

“O sistema contará com site e aplicativo para retirada e entrega dos equipamentos. A monetização da concessão será feita mediante exploração publicitária e patrocínio, além de comercialização dos tickets de viagem”, diz a nota da PCR.

Em relação às características, o projeto estabelece itens técnicos voltados à segurança e ao conforto, como quadros ergonômicos, assentos anatômicos e ajustáveis, sinalização noturna, espelhos retrovisores e, no caso das bicicletas elétricas, motores auxiliares de até 1000W. Essas funcionarão apenas com pedal assistido, sem acelerador, e terão uma velocidade máxima de 32 km/h.