CARTóRIOS » Pernambuco já emitiu 70 Testamentos Vitais

Publicação: 13/11/2024 03:00

Os Cartórios de Notas de Pernambuco já emitiram 70 Diretivas Antecipadas de Vontade (DAVs), popularmente conhecidas como Testamento Vital. Este documento permite que uma pessoa expresse suas preferências médicas em caso de incapacidade para tomar decisões por si mesma.

No Brasil, onde a eutanásia é proibida, as DAVs surgem como uma alternativa para que o indivíduo possa expressar suas escolhas. Elas podem ser registradas em qualquer um dos Cartórios de Notas e permitem que o cidadão manifeste antecipadamente seu desejo sobre como prefere ser tratado em situações de incapacidade de expressão, como em casos de doenças terminais ou acidentes graves.

Atualmente, o Brasil já conta com mais de 8,1 mil documentos deste tipo feitos em Cartórios de Notas.

De acordo com a  presidente do Colégio Notarial do Brasil - seção Pernambuco (CNB/PE), Dayse Nunes, a procura pelo testamento Vital é motivada pelo desejo de controle mesmo diante de situações críticas de saúde.

“Essa medida proporciona uma segurança importante ao assegurar que os desejos da pessoa sejam respeitados, mesmo quando ela já não puder se expressar”, ressalta.