Rede D'Or contrata Dr. Tiago Machuca, cirurgião torácico Cirurgião Thiago Machuca retornou ao Brasil para liderar a área de medicina respiratória de alta complexidade

Luíza Cabral Saraiva
ESTÚDIO DP
Conteúdo Publieditorial

Publicação: 27/12/2024 03:00

A Rede D’Or, maior empresa de saúde da América Latina, reforça novamente o alto padrão da sua equipe ao contratar o médico Tiago Noguchi Machuca, um dos mais renomados cirurgiões torácicos do mundo, reconhecido por tratar casos considerados, até então, inoperáveis. Após uma década de sucesso entre o Canadá e os Estados Unidos, Machuca retorna ao Brasil para liderar um projeto com foco na medicina respiratória, cirurgia torácica de alta complexidade e transplante pulmonar.

Quem é Tiago Machuca
Formado em 2005 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tiago Machuca fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e especializou-se em Cirurgia Torácica na Santa Casa de Porto Alegre, onde atuou até 2010. Posteriormente, Machuca foi à Universidade de Toronto para se especializar em cirurgia minimamente invasiva e transplante pulmonar.

Seu talento o levou a chefia do serviço de cirurgia torácica na Universidade da Flórida, onde, a partir de 2015, desenvolveu um dos programas mais bem-sucedidos dos EUA. E, em 2022, o cirurgião assumiu o comando do programa de transplante pulmonar do Instituto de Transplante de Miami (MTI). Ao longo de sua extensa carreira, o médico já realizou mais de 1.000 cirurgias robóticas, 500 ECMOs – oxigenação por membrana extracorpórea – e 650 transplantes pulmonares.

Agora, em 2024, ele retorna ao Brasil para liderar uma equipe multidisciplinar na Rede D’Or. Seu objetivo é trazer aos brasileiros o que há de melhor em termos de assistência para doenças pulmonares complexas.

“Contribuir para o desenvolvimento da minha área e no meu país, depois de 15 anos fora, é muito marcante para mim. Hoje posso dizer, sem sombra de dúvidas, que com as equipes que estamos montando e o parque tecnológico da Rede D’Or, vou poder oferecer para os pacientes brasileiros opções tão avançadas quanto às que eles teriam acesso nos Estados Unidos”, afirma Tiago.

Alto desempenho

A contratação faz parte de um projeto que começou a ser desenvolvido há cerca de 5 anos. O fundador da Rede D’Or, Jorge Moll, comenta o plano para oferecer novas opções de tratamento e maior qualidade de vida aos pacientes.

“Imagine, um momento da história da medicina brasileira em que grandes talentos brasileiros, que se tornaram líderes em prestigiados centros de medicina internacionais, decidissem retornar ao Brasil no auge de suas carreiras para formar um verdadeiro um time de estrelas, em sua terra natal. É isso que estamos fazendo”, diz Moll.

Transplantes
Com presença em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or inaugurou o primeiro Centro de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, que já realizou com sucesso 14 transplantes de pulmão e, em 2023, recebeu o prestigioso prêmio Silver Level ELSO Award, concedido pela organização líder mundial em pesquisa sobre ECMO.

Projeto para o Brasil
O próximo centro a ser inaugurado será no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Outros centros também serão abertos pelo Brasil criando uma base nacional de atuação.

Excelência em Medicina Respiratória

O tratamento de doenças respiratórias de alta complexidade requer experiência e abordagens terapêuticas sofisticadas. O Dr. Tiago Machuca e sua equipe médica realizaram cirurgias robóticas inovadoras em casos complexos de doenças respiratórias, como enfisema bolhoso e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Pacientes como Sérgio Watson, 65, e Alcyette Piedade, 63, tiveram suas vidas transformadas e hoje contam suas histórias de sucesso.