TEMPORAL NA RMR » Chuva forte foi um "combo" de fenômenos Chuvas acompanhadas de trovões e relâmpagos nesse período estão associadas ao VCAN ou à Zona de Convergência, diz meteorologista

Malu Mendes

Publicação: 06/02/2025 03:00

O temporal que assustou a população da Região Metropolitana do Recife ontem tem uma explicação. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Ailton Dias, disse que a intensidade das chuvas foi potencializada pela interação entre o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e as Ondas de Leste, sistemas meteorológicos que favorecem a formação de nuvens carregadas e precipitações.  

“O VCAN é um sistema comum nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, e ele pode influenciar diretamente na formação de chuvas”, explicou Ailton.

O meteorologista detalhou ainda que o sistema foi reforçado pela Zona de Convergência Intertropical, um cinturão de nuvens que oscila entre os hemisférios e que, durante o verão do hemisfério sul, tende a provocar chuvas mais intensas no Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba Pernambuco.

“Normalmente, essas chuvas ocorrem com mais frequência no Sertão, mas a interação entre o VCAN e a Zona de Convergência fez com que também chovesse na Região Metropolitana, no Litoral e no Agreste”, completou o especialista.

INCOMUM

Tal combinação meteorológica já ocorreu em outros anos. “Não é algo que acontece todo ano, mas também não é inédito. Quando observamos chuvas acompanhadas de trovões e relâmpagos nesse período do ano, normalmente podemos associá-las ao VCAN ou à Zona de Convergência”. No período chuvoso tradicional, entre maio e julho, é comum haver precipitações fortes, mas sem raios e trovões, o que diferencia o atual episódio das chuvas de inverno.

O PAPEL DO CALOR

Outro fator que contribuiu foi a temperatura. “O calor funciona como um combustível para esses sistemas meteorológicos. O VCAN sempre existe, mas sua intensidade pode variar de acordo com a temperatura. Quando temos anos mais quentes, esses sistemas se tornam mais fortes”, explicou o meteorologista.

OS FENÔMENOS

O que é o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN)? É um sistema de baixa pressão que se forma na alta troposfera, comumente entre março e junho, mas que pode ocorrer fora desse período devido a variações nos ventos. Ele se caracteriza por: Girar no sentido horário; Alterar a circulação dos ventos em grandes altitudes; Formar nuvens carregadas e persistentes e transportar umidade.

As Ondas de Leste, também conhecidas como Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), ocorrem devido a perturbações nos ventos alísios que sopram do leste para o oeste. Elas costumam gerar: Chuvas intensas e volumosas; Possibilidade de enchentes e deslizamentos de terra e impactos na navegação marítima.

Enquanto o VCAN alterou a circulação dos ventos e formou nuvens carregadas, as Ondas de Leste intensificaram a umidade, favorecendo as precipitações.