Fornecimento de água comprometido

Publicação: 06/02/2025 03:00

As chuvas registradas ontem na Região Metropolitana do Recife e em algumas cidades da Zona da Mata provocaram a paralisação de 15 sistemas de abastecimento de água devido à falta de energia ou pela qualidade da água bruta de mananciais. A informação foi divulgada pela  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ontem. A Companhia espera a redução do teor de turbidez da água para que seja possível retomar o fornecimento nas áreas afetadas, que segue paralisado até a manhã de hoje.

Das 15 unidades, dez estão paradas por conta da queda de energia, são elas: Carpina, Belém de Maria, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Moreno, Cabo de Santo Agostinho, e Porto de Galinhas. No Recife, as áreas afetadas foram o Alto Mandu e o Alto Santa Isabel. Em Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima o desabastecimento é parcial.

Já as cidades que pararam de receber por conta da turbidez da água foram: Aliança, Itaquitinga e o Recife, nos bairros do Arruda, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Mangabeira, Ponto de Parada, Torrões e Porto da Madeira.

Mais cedo, também em consequência das chuvas na RMR, a Compesa acionou o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro, suspendendo o serviço dessas áreas de forma preventiva.

De acordo com a Companhia, medidas estão sendo tomadas junto à Neoenergia para que as unidades retomem sua operação normal com a máxima brevidade. Os técnicos da área de controle de qualidade de água também estão em atividade realizando coletas e análises dos mananciais comprometidos.

Já a Neoenergia  triplicou o número de equipes de prontidão desde a madrugada e segue atuando no restabelecimento do fornecimento de energia nas diversas áreas afetadas, muitos locais ainda seguiam com as luzes apagadas ontem à noite e sem previsão de restabelecimento.