Mareu Araújo
Publicação: 24/02/2025 03:00
![]() | |
Everaldo, 54 anos de desfile: na pele de Dona Chuchu |
Os inscritos para o concurso de fantasias disputavam nas categorias Luxo, Originalidade, Destaque, Grupo, Sapeca, Tímida e Malamanhada. Segundo a organização, 100 pessoas se inscreveram. A festa começou cedo, em um café da manhã na orla olindense, e de lá seguiu para a Praça 12 de março. No meio de todos que participavam estava Everaldo Albuquerque, que há 54 anos desfila com as Virgens, ganhando o concurso 50 vezes. Aos 77 anos e prestes a fazer aniversário, ele desfilou como a socialite Dona Chuchu.
“Eu era tímido enquanto minha mãe amava carnaval, São João, tudo de festa. Até que um dia eu disse a ela que iria desfilar nas Virgens do bairro Novo e ela falou: ‘Se você for desfilar nas Virgens do Bairro Novo, saiba que desfilar por molecada, com safadeza, não é desfilar’. Então, eu venho todos os anos desfilar por mim e por ela”, contou.
Há oito anos desfilando nas Virgens do Bairro Novo, Evandro Viana trouxe um estandarte vermelho e dourado com os dizeres: “Sem anistia. Prisão para golpistas e genocidas”. “A política faz parte do carnaval, como faz parte da vida. E o carnaval é uma expressão política também, uma expressão libertária. Temos que estar sempre lutando pelo que é justo0”.
A folia também teve uma deusa. “Eu sou a deusa do sol”, se apresentou o participante Cláudio Lira. “Há 25 anos que eu participo das Virgens, meu carnaval é só aqui”.