ARMAS DE GEL » Matéria-prima para bolinhas é apreendida

Publicação: 18/02/2025 03:00

Quase dois meses após a probição da venda de armas de briquedo que usam bolinhas em gel, em consequência da explosão de casos de pessoas atendidas com problemas nos olhos por causa do material, a Receita Federal apreendeu ontem (17), sacos contendo pacotinhos com bolinhas de poliacrilato de sódio (utilizadas como munição para essas armas).

O material foi encontrado durante uma inspeção de rotina realizada pela Receita o porto seco de Suape. A proibição foi determinada em dezembro pelas prefeituras de Paulista e do Recife.

As mercadorias vieram da China e estavam ocultadas junto a uma carga de polipropileno e não foram declaradas na Declaração de Importação. A Inspetoria da Receita Federal informou que foram apreendidos ao todo, 40 sacos (de 20 kg cada), totalizando 800 kg de bolinhas de gel (poliacrilato de sódio). A mercadoria tem um valor estimado de R$ 50 mil.  

ATENDIMENTOS
No final do ano, mais de 90 vítimas precisaram de atendimento médico da Fundação Altino Ventura (FAV). Os pacientes atingidos pelos disparos chegam com arranhões na córnea, inflamações e sangramentos. Dependendo da intensidade do impacto, tais lesões podem evoluir para danos mais graves.

Quando atingem os olhos, as bolinhas podem causar dor, baixa visão, inflamações, lesões na córnea, arranhões, além de sangramento interno.