Presidente de Portugal é reverenciado pela UFPE Marcelo Rebelo de Souza recebeu ontem o título de Doutor Honoris Causa na Faculdade de Direito do Recife por sua trajetória acadêmica na área jurídica

ADELMO LUCENA

Publicação: 18/02/2025 03:00

A outorga do título reuniu o reitor da Universidade e também a governadora de PE (RAFAEL VIEIRA/DP FOTO)
A outorga do título reuniu o reitor da Universidade e também a governadora de PE

Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o título de Doutor Honoris Causa. O evento foi realizado na tarde de ontem e proposto pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - à qual a Faculdade é vinculada.

A outorga foi apresentada pelo Conselho do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE para reconhecer a “notável trajetória acadêmica e política do chefe de Estado português”. O presidente de Portugal também  é professor catedrático de Direito na Universidade de Lisboa. A cerimônia foi presidida pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes e contou com a presença da governadora Raquel Lyra e do escritor José Paulo Cavalcanti Filho, imortal da Academia Brasileira de Letras, que fez o discurso em homenagem ao novo Doutor Honoris Causa.

DISCURSO
“Tinha que ser aqui o meu primeiro doutoramento em terras do Brasil. Tinha que ser nesta Universidade Federal de Pernambuco. Tinha que ser nesta Faculdade de Direito, primeira da Faculdade de Direito de Olinda, criada em 1827. Tinha que ser um pórtico da aprendizagem jurídica no Brasil, completando a independência de 1822 com a formação de juristas, administradores públicos, governante”, disse o presidente de Portugal em seu discurso de recebimento do título.

Marcelo Rebelo de Sousa formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1971 e obteve o título de doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela mesma instituição em 1984. Ele é especialista em Direito Constitucional e tem experiência em Direito Administrativo, Ciência Política, Teoria do Direito e Filosofia do Estado, além de ser catedrático da Universidade de Lisboa.

O presidente português ainda faz parte do Grupo Europeu de Direito Público e esteve na presidência da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (1995-1996 e 2001-2003), de onde é Doutor Honoris Causa desde 2005.

Comandando o evento, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, comentou que o título foi concedido a Marcelo Rebelo de Sousa pela contribuição na área do Direito e que esta entrega significa a defesa da democracia brasileira. “Estamos muito felizes. Esperamos, obviamente, que o constitucionalista possa simbolizar também a defesa das grandes pautas nacionais, que é a democracia brasileira, obviamente, e a Justiça”.