Celebrações da Semana Santa são anunciadas Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou ontem o calendário de eventos referentes à Semana Santa deste ano e que vão de hoje até o dia 20 deste mês

Publicação: 04/04/2025 03:00

A Procissão dos Passos acontece hoje e é a primeira das que ocorrem no período (TAYLINNE BARRET/ARQUIVO DP)
A Procissão dos Passos acontece hoje e é a primeira das que ocorrem no período

Com a aproximação da Semana Santa, católicos do Grande Recife já se organizam para a acompanhar as celebrações da data que lembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Ontem, a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) divulgou a programação.

O calendário começa hoje com a tradicional Procissão dos Passos comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson - a partir das 15h na Basílica do Carmo. Em seguida, a procissão vai até a Igreja da Madre de Deus.

O Domingo de Ramos é considerado o início da Semana Santa para os católicos. Nele, é lembrada a entrada de Jesus em Jerusalém. Fiéis do mundo inteiro carregam ramos de palmeiras ou oliveiras para participar das missas. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, os bispos e grande parte do clero participam da missa no domingo (13) em Olinda, pela manhã. A celebração tem início às 8h30, na igreja da Misericórdia, anexa à Academia Santa Gertrudes.

ÓLEOS
No dia 17, cerca de 200 padres participarão da Missa dos Santos Óleos, na Catedral da Sé, em Olinda, às 9h. A celebração será marcada pela bênção dos óleos utilizados nos sacramentos do batismo e da unção dos enfermos, além da consagração do óleo do Crisma. Às 19h, a Missa da Ceia do Senhor será celebrada também na catedral, relembrando a cerimônia do Lava-Pés e a instituição da Eucaristia.

A sexta-feira (18) não é dia de missa: como a Igreja faz memória do dia em que Jesus é morto, o que acontece é a veneração da Santa Cruz.  Neste dia, haverá a encenação da Paixão de Cristo, às 20h, no Sítio da Trindade.

Segundo a Arquidiocese, o domingo da Páscoa (20) é vivido nas igrejas católicas com alegria. O vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito, ressalta que “nunca é muito lembrar que esse período de Semana Santa não é para ser encarado como feriado em praias e viagens, mas para ser vivido na igreja, em comunidade, com toda fé”.  Antes da Semana Santa, os 12 vicariatos territoriais da Arquidiocese promovem Mutirões de Confissões, para que os fiéis recebam o Sacramento da Reconciliação