Fiéis participam da Procissão dos Passos no Recife A 371ª edição da mais antiga procissão do Brasil aconteceu na última sexta-feira (4) e prepara os católicos para o início da Semana Santa

ADELMO LUCENA

Publicação: 05/04/2025 03:00

A devoção à Via Sacra data da época dos Cruzados e permanece ao longo dos séculos (RUAN PABLO/DP FOTO)
A devoção à Via Sacra data da época dos Cruzados e permanece ao longo dos séculos

Devotos participaram nas ruas do centro do Recife, na última sexta-feira (4), da 371ª edição da  Procissão dos Passos. Ela teve início às 16h após uma missa na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio e teve como destino a Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife.  

A celebração religiosa é realizada sempre na terceira semana da Quaresma. O momento marca o início da preparação para a Semana Santa na Arquidiocese de Olinda e Recife.

A procissão é a mais antiga do Brasil. A primeira foi realizada em 1654 e a caminhada relembra o trajeto percorrido por Jesus em seus últimos dias de vida. “Hoje, ocorre a Procissão dos Passos. É a procissão conhecida como a Via Sacra, em que sairemos pelas ruas do Recife, fazendo sete paradas. E como uma dessas sete paradas é o encontro de Jesus com a sua mãe, alguns conhecem como a Procissão do Encontro. O drama da paixão é vivido nesses sete passos. Todos aqueles momentos dolorosos da vida de Cristo são rememorados passo a passo até a culminância, que é a sua morte na cruz, para guardarmos a Páscoa, a sua ressurreição”, explicou Marcos Paulo, da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos Recife.

DEVOÇÃO
A devoção à Via Sacra surgiu do desejo dos cruzados de reviver, mesmo à distância, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Ao retornarem da Terra Santa, onde haviam visitado os locais ligados à Paixão, buscaram recriar esse percurso de maneira simbólica na Europa, por meio de encenações, procissões, momentos de oração e até a construção de capelas dentro das igrejas.