Prevenção de desastres terá ferramenta
Com o objetivo de aumentar a capacidade de alerta da população para situações de risco, o sistema começará a funcionar em maio
Larissa Aguiar
Publicação: 05/04/2025 03:00
![]() | |
Equipes da Defesa Civil participaram de um treinamento durante toda a semana |
Três anos após a tragédia que matou mais de 170 pessoas em Pernambuco e apenas dois meses depois da chuva que deixou sete mortos, o Governo de Pernambuco, em parceria com o Governo Federal, anunciou, na sexta-feira (4), a implantação de uma nova ferramenta de alerta para a população em casos perigo de deslizamentos e alagamentos.
Chamado de "Defesa Civil Alerta (DCA)", o sistema tem capacidade de amenizar os impactos de desastres naturais, por meio de alertas emergenciais enviados diretamente aos celulares da população. Realizado no Recife, o lançamento da ferramenta faz parte de um cronograma nacional de implementação do DCA, conduzido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Na última semana, agentes da Defesa Civil de Pernambuco participaram de uma capacitação para operacionalizar a ferramenta. O treinamento abordou aspectos técnicos e práticos do sistema, incluindo simulações de emergência e estratégias de comunicação com a população.
FUNCIONAMENTO
Conforme o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho, a ferramenta representa um avanço significativo na gestão de riscos ambientais. "Com a chegada do Defesa Civil Alerta, estamos ampliando nossas possibilidades de prevenção e resposta a desastres.
O sistema permite o envio de mensagens automáticas para todos os celulares em uma área de risco iminente, sem a necessidade de cadastramento prévio, garantindo rapidez na comunicação e, consequentemente, mais segurança para a população", explicou.
Diferentemente dos alertas via SMS, que exigem um cadastro prévio do cidadão, o novo sistema envia mensagens diretamente para todos os dispositivos Android e iOS conectados a redes 4G e 5G dentro da área afetada. A mensagem surge na tela do celular como um pop-up, interrompendo qualquer atividade em andamento no aparelho. Em casos de emergência extrema, o alerta também será acompanhado de um som de sirene, garantindo a atenção imediata dos usuários.
"Nosso objetivo é salvar vidas. Os alertas indicarão níveis de risco e sugerirão medidas de autoproteção, como evacuação para áreas seguras. É essencial que todos estejam atentos e saibam como agir ao receber um alerta", afirmou Izabella Rufino, representante da Defesa Civil Nacional.
A capacitação dos agentes da Defesa Civil de Pernambuco ocorreu simultaneamente em outras oito capitais do Nordeste. No estado, 30 profissionais participaram do treinamento, que incluiu exercícios simulados para garantir a eficiência da ferramenta em situações reais.
Com previsão de uso oficial em maio, o DCA será inicialmente administrado pela Defesa Civil estadual. No entanto, a expectativa é que, com o tempo, os próprios municípios passem a gerir o sistema. Estados do Sul e Sudeste já utilizam a ferramenta desde dezembro de 2024, com resultados positivos na prevenção de desastres.
Uma apresentação da nova ferramenta à população será feita, neste final de semana, na Associação dos Moradores de Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O local foi, justamente, o palco da tragédia ocorrida nos últimos anos por causa das chuvas na Região Metropolitana.