Data marcada para a comemoração

Publicação: 22/04/2025 03:00

No fim desta contagem dos 200 dias, na noite de 7 de novembro, quem receberá a comemoração dos 200 anos do Diario de Pernambuco será o Teatro de Santa Isabel, um palco à altura do evento, com o peso dos seus de 175 anos. A beleza da sua arquitetura neoclássica testemunhará a abertura de uma cápsula do tempo, guardada há 100 anos pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. O seu conteúdo, no entanto, é um mistério a ser revelado.

A ideia, segundo o presidente do Instituto, George Souza, surgiu quando o Diario completou o seu primeiro centenário, em 1925. “Alguns dos nossos sócios eram colaboradores do DP. Então, foi sugerido que o Instituto fosse o guardião desta cápsula do tempo centenária”, explicou, incluindo ainda, dentre as riquezas históricas cuidadas pelo IAHGP, o prelo onde foram rodadas as primeiras edições do Diario de Pernambuco.

Antes do dia 7 de novembro, outros projetos serão anunciados, como o novo portal online. A partir do dia 10 de maio, estará disponível a home de notícias com melhor navegabilidade e experiência do usuário, gerando maior interatividade em suas páginas e um layout responsivo, adaptando o conteúdo aos diversos tipos de dispositivos.

O arquivo do DP, cujo acervo jornalístico reconhecido como Patrimônio Cultural Material do Brasil, pela Lei 15.027, de 2024, está servindo como ponto de partida para o lançamento de dois produtos: um filme documentário e um livro contando toda história do jornal.