Homenagens em celebração do Exército
O evento celebrou os 377 anos de criação da Força . Entre os homenageados, Raquel Lyra e o presidente do Diario, Carlos Frederico Vital
Publicação: 17/04/2025 03:00
![]() | |
Durante a solenidade, foi lida a Ordem do DIa que destacou a Batalha dos Guararapes |
O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou ontem a solenidade de encerramento da Semana do Exército, que comemora os 377 anos da Força, celebrado oficialmente no dia 19 de abril. O evento, marcado por homenagens e rico simbolismo histórico, reuniu autoridades dos Três Poderes, representantes das Forças Armadas, empresários, educadores e membros da sociedade civil, no histórico Forte dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Entre os presentes, estavam a governadora Raquel Lyra e o presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Frederico de Albuquerque Vital.
Presidida pelo comandante do CMNE, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, a cerimônia teve como destaque a entrega das condecorações da Ordem do Mérito Militar (OMM), do Diploma de Colaborador Emérito do Exército e da Medalha Exército Brasileiro (MEB) a civis e militares que prestaram relevantes serviços à instituição. Entre os homenageados, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu a Ordem do Mérito Militar, mais alta comenda do Exército. Em seu discurso, ela ressaltou a importância do Exército para a história e o desenvolvimento do Brasil.
“O Exército Brasileiro nasceu em Pernambuco, ali na Batalha dos Guararapes, onde todos se uniram em defesa da nossa pátria, da nossa soberania. E desde então, o Exército tem trabalhado de maneira muito firme e forte, para garantir o nosso país, um país soberano, que possa cuidar de sua gente da melhor maneira possível. E mais do que tudo, dando oportunidade aos jovens que hoje a gente viu se apresentar aqui na sua formação.”, disse a governadora.
DIARIO
Também homenageado, o presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Frederico de Albuquerque Vital, recebeu a Medalha Exército Brasileiro e, em seu agradecimento, declarou: “É com imensa gratidão que recebo a Medalha Exército Brasileiro, uma honra que reflete o compromisso do Diario de Pernambuco com a verdade, a cidadania e democracia. Agradeço ao Comando Militar do Nordeste, na pessoa do General Maurílio Ribeiro, pela distinção e parabenizo todos os militares pelo trabalho exemplar em defesa do nosso país. Juntos, seguimos construindo uma sociedade mais justa e solidária.”
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a deputada estadual Cayo Albino, representando a Assembleia Legislativa; o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; o desembargador Francisco Roberto Machado, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região; a desembargadora Nise Pedroso e Lins de Souza, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região; a prefeita de Olinda, Mirella Almeida; os secretários estaduais Ana Luisa Gonçalves Ferreira da Silva (secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha) e Alessandro Carvalho Liberato de Mattos (Defesa Social), entre outros nomes.
GUARARAPES
Durante a solenidade, foi lida a Ordem do Dia, o mesmo texto foi lido em todo o Brasil, destacando a Batalha dos Guararapes como o marco fundador do Exército Brasileiro e relembrando a vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. O texto reforçou o papel do Exército como instituição de Estado, sua atuação humanitária em desastres naturais e seu compromisso com a cidadania, anunciando ainda a futura incorporação de mulheres ao serviço militar inicial.
“Que o exemplo daqueles que nos antecederam inspire cada um de nós a seguir honrando a farda que vestimos e a Bandeira que defendemos! Que continuemos unidos, prontos para superar os desafios do presente e do futuro, sempre em defesa de nossa Pátria e de nosso povo! Viva o Exército Brasileiro! Viva o Brasil!”, encerra a Ordem do Dia, lida pelo General Maurílio Ribeiro. A cerimônia foi finalizada com um desfile militar no Pátio do Forte dos Guararapes, celebrando a tradição, a história e o papel atual do Exército Brasileiro na defesa da pátria e no apoio à população.
O evento contou ainda com a participação de alunos do Colégio Militar do Recife, do Colégio Sacré-Coeur, do Grupo Escoteiros Guardiões do Mar, além de comandantes de organizações militares das guarnições de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Estiveram presentes também representantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, de órgãos públicos, veteranos e antigos integrantes da Força.