Raquel fala em risco à população

Publicação: 24/05/2025 03:00

A governadora Raquel Lyra foi direta quanto à concessão da rede do metrô da Região Metropolitana do Recife para a iniciativa privada, autorizada pelo governo federal. “O metrô do Recife está sucateado. Ele anda a 17 km/h, coloca em risco a população”, resumiu.

De acordo com governadora não existe ainda um prazo para que o governo do estado receba a transferência da titularidade. “Os cenários estão postos e estamos conversando com o governo federal. Em breve, a gente vai poder anunciar os detalhes”, falou, durante evento oficial no bairro do Bongi.

O Metrô do Recife é composto por 37 estações e duas linhas: Linha Centro, que se divide nos ramais Camaragibe e Jaboatão, e Linha Sul, que se integra ao sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que circulam com tração a diesel.

Inaugurado em março de 1985, o sistema com 71 quilômetros de trilhos.

PARALISAÇÕES
Um dos grande problemas enfrentados diariamente pelos usuários é, justamente, a paralisação constante do sistema por causa das péssimas condições dos equipamentos. Muitos inclusive se encontram parados.

Esta semana, por exemplo, a circulação de trens na Linha Sul foi temporariamente suspensa na tarde da segunda-feira (19), devido a uma falha na rede aérea nas proximidades da Estação Recife. Todas as estações da linha foram fechadas para a realização dos reparos que só terminaram no dia seguinte. Já o ramal Curado foi interditado por causa das chuvas que caíram de forma intensa durante os dias anteriroes. .