SDS ressalta "consistentes reduções"

Publicação: 25/07/2025 03:00

Em nota encaminhada ontem sobre a divulgação do Anuário, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que "os dados atuais de 2025 apresentam consistentes reduções" nos crimes registrados no estado. A pasta afirma que registra até o momento, "14 meses consecutivos de queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs)". 

A SDS afirma ainda reconhecer "os desafios que ainda persistem" e declaram que "os avanços já conquistados apontam que estamos no caminho certo, adotando ações concretas para devolver à população o direito de viver com mais segurança". 

Dados disponíveis no próprio site da SDS, conferidos pela reportagem do Diario, na seção "Estatísticas", mostram um total de 1.622 MVIs entre os meses de janeiro e junho deste ano, ante os 1.837 casos registrados no mesmo período de 2023, o que de fato aponta uma redução de 11,7%. "É o segundo menor índice de homicídios da série histórica para esse intervalo", ressalta a pasta.

Entre as ações realizadas pela atual gestão na segurança, a nota destaca, por exemplo, a recomposição do efetivo  das forças policiais com a chegada 2.400 novos policiais militares, que estarão nas ruas a partir de agosto. "Até 2026, 7 mil novos profissionais reforçarão as forças de segurança", diz a SDS.