Uma ilha do Caribe
Aruba se destaca pelas praias paradisíacas, passeios de barco e mergulho, boa gastronomia e diversão garantida
Paulo Goethe
paulogoethe.pe@dabr.com.br
Publicação: 27/08/2016 09:00
![]() |
Com o clima estável ao longo de todo o ano – média de 28° C – e poucas chuvas, Aruba é roteiro à disposição o ano inteiro. Os norte-americanos, pela proximidade e a força do dinheiro reinam, sendo 70% dos cerca de um milhão de visitantes anuais, com direito até a um terminal aéreo próprio sem necessidade de visto.
Em 2015, 20,8 mil brasileiros desembarcaram na ilha, que ainda tem a vantagem extra de ficar fora da rota dos furacões que castigam regularmente o Caribe. Os arubianos gostam dos brasileiros e até têm saudade dos que não podem visitá-los por conta do câmbio atual. O motivo? Somos gastadores. Com o dólar caindo nas últimas semanas, a ilha quer se oferecer como alternativa para as próximas viagens. Atrativos não faltam. A questão é se planejar e não cair na tentação de jogar tudo no cartão de crédito.
O Recife tem participação direta na construção do papiamento, a língua crioula praticada também nas ilhas de Curaçao e Bonaire. Quando os portugueses reconquistaram Pernambuco em 1654, os judeus tiveram que dar no pé (no caso, na água). Os que não voltaram para Amsterdã buscaram outras possessões holandesas. Nesta aventura, um grupo foi bater em Manhattan, ajudando a desenvolver depois Nova York. Outros deram com os costados no Caribe. Como homens de negócios, precisavam se comunicar. E não se trumbicaram. Foram os precursores do Google Translator com séculos de antecedência.
Para entrar e não sair mais
O que se tem para fazer em Aruba? Ir à praia, porque há opções para todos os gostos. A mais frequentada é Palm Beach, por concentrar a maioria dos hotéis. Na foto maior, Baby Beach – o nome já denuncia – é paraíso para os menores e os não praticantes da natação.
Eu acho que vi um peixinho
Passeios de catamarã, veleiro ou outros tipos de barco levam para mergulhos onde se podem ver peixinhos do tipo Nemo e Dory. Em geral, uma jornada deste tipo dura cerca de três horas, com direito a duas paradas para usar snorkel e os demais apetrechos.
Aventura sobre rodas
Ocupando 18% do território de Aruba – um dos maiores percentuais mundiais de preservação –, o parque nacional Arikok é roteiro para descobertas como a Bushiribana Gold Mill Ruins, uma antiga mina de ouro.
Uma carona no passado
Capital de Aruba, Oranjestad tem lojas de grife que podem ser visitadas a partir de uma viagem de bondinho. Desde 2012, o transporte gratuito se tornou um sucesso para moradores e turistas.
![]() |
Como chegar
Para os nordestinos, a Copa Airlines oferece duas saídas semanais a partir do Recife via Panamá. Outra opção é pela Avianca, com conexão em Bogotá