Quem não se comunica... Mudanças na maneira de produzir e consumir informação, cada vez mais intermediadas por novas tecnologias, são debatidas por pesquisadores pernambucanos no livro Projeto Conexões, que será lançado hoje, pela Cepe

Alef Pontes
Especial para o Diario
edviver@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/03/2017 03:00


Mudanças tecnológicas vêm ocorrendo em todas as instâncias de nossa vida de forma rápida e intensa. A cada instante é lançada uma nova ferramenta para funções cotidianas, um novo gadget, uma nova plataforma de interação com a realidade em que vivemos. Mas será que estamos atentos em como as novas tecnologias afetam as nossas maneiras de produzir e consumir informação? Esta é a temática principal do livro Projeto Conexões: Os impactos das novas mídias na comunicação (Cepe), que tem lançamento hoje, às 19h, na galeria de artes digitais Apolo 235.

Fruto de uma série de encontros promovidos pela Universidade Federal de Pernambuco, Porto Digital e Sindicato dos Jornalistas do estado no ano passado, a obra reúne artigos e experiências de profissionais renomados para discutir como a velocidade de um ambiente no qual as novas tecnologias, a convergência midiática e as redes sociais redefinem os papéis de consumidores e produtores da informação.

Coordenador de comunicação do Porto Digital e um dos realizadores do Projeto Conexões, o jornalista Rossini Barreira conta que a obra tem como objetivo entender as mudanças que estão acontecendo e desenhar os possíveis cenários futuros no campo da comunicação. Por outro lado, ele garante, isso não é papo apenas para jornalista, mas se mostra essencial à toda a sociedade: “As pessoas precisam entender essas plataformas, pois são os novos caminhos que elas têm e terão para acessar as informações”.

Ao todo, foram dez palestras, minicursos e debates realizados com profissionais de diversos segmentos. No livro, há 12 artigos, distribuídos entre quatro temáticas - A história e o futuro do jornalismo nas perspectivas do mercado e da academia, Indústrias criativas e empreendedorismo na área, A busca por um olhar mais crítico sobre as práticas jornalísticas, e A organização de projetos para desenvolver pesquisas - , que apresentam uma síntese desses encontros.

Diretora do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e repórter do Diario, Cláudia Eloi destaca a importância de entender esses novos caminhos. “Com o avanço rápido das tecnologias, muitas pessoas encontram dificuldade para acompanhar os rumos que o jornalismo tem tomado. É preciso compreender esses novos horizontes e encontrar maneiras para se inserir neles”, defende.

O livro também contou com a organização das professoras Sheila Borges, Amanda Mansur e Ana Beatriz Nunes, do Centro de Comunicação e Design da UFPE em Caruaru. A coletânea traz textos de profissionais e estudiosos da comunicação como Jacques Barcia, Lednara Castro Silva, Ana Veloso, Sérgio Miguel Buarque, Carla Denise, Jair Pereira e Carol Vergolino. Com lançamento pela Cepe, a obra será comercializada no valor de R$ 20 e a venda será revertida para a realização de um novo ciclo de palestras e minicursos no Recife e em Caruaru, a partir de abril.

Serviço

Lançamento do livro Projeto Conexões: Os impactos das novas mídias na comunicação
Quando: hoje, às 19h
Onde: Apolo 235 (Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife)
Quanto: R$ 20 cada exemplar