Giro (16/04)

Paula Losada e Cleodon Coelho
www.giroblog.com.br
e-mail: giroblog@diariodepernambuco.com.br
@giroblog

Publicação: 16/04/2024 03:00

O assunto é: respeito!

Recife foi a escolhida entre 17 cidades para a estreia da turnê pelo Norte e Nordeste do premiadíssimo espetáculo 3 Maneiras de Tocar no Assunto. “Estou muito feliz por começar por aqui, pois é a cidade do Nordeste de que mais gosto. Adoro a cultura, o cinema. Estrear no Recife é um sinal de que a turnê vai ser muito boa”, conta o ator Leonardo Netto à Giro.

Dirigido por Fabiano de Freitas, o monólogo aborda questões como homofobia e bullying e já foi aplaudido por Adriana Esteves, Júlia Lemmertz e Eduardo Moscovis. Em cartaz sexta e sábado, no Teatro Apolo, às 20h. No dia 2 de maio, o ator aporta no Dona Amélia, em Petrolina.

Um anjo torto
Um ano depois da estreia nacional no Hermilo Borba Filho, Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo chega a São Paulo com o talento de dois recifenses: o ator Tuca Andrada na criação e interpretação e a coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo na direção artística. A estreia paulistana será hoje, no Sesc Pompeia. O espetáculo é baseado na vida e na obra do compositor Torquato Neto.

Diretor
Luiz Fernando Carvalho estará hoje, às 19h, no Cinema da Fundação (Derby), para apresentar o filme A Paixão Segundo G.H., dirigido por ele e estrelado por Maria Fernanda Cândido. O carioca vai contar como transpôs para as telas o fundamental livro de Clarice Lispector e as influências estéticas presentes no longa. Na TV, Luiz Fernando fez trabalhos marcantes como Hoje é Dia de Maria, Capitu e A Pedra do Reino, além de novelas como O Rei do Gado.

Solidário

Até 30 de junho, a Ferreira Costa realiza a campanha Varal Solidário, com pontos de coleta em todas as lojas. As roupas, agasalhos e cobertores doados serão distribuídos para a Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos de Garanhuns.

Festival em Caruaru

O Festival Literário do Agreste 2024 começa nesta terça, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru. Além de disponibilizar livros com valores acessíveis, o evento também oferecerá uma vasta programação cultural, com palestras, mesas-redondas, oficinas e shows. Neste ano, o FliAgreste terá como homenageada a escritora Regilda Pereira Simões da Silva, autora do livro Da Lavoura às Letras. O festival é uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros, a Andelivros.

Honraria

A cantora, compositora e atriz Lucinha Guerra recebe nesta terça-feira, às 17h, na Câmara Municipal do Recife, o Prêmio Mulheres Pérolas Negras. Com 30 anos de carreira, dois discos gravados e turnês pelo exterior, ela também acumula passagens marcantes no teatro e no cinema. O prêmio foi proposto pelo vereador Almir Fernando.

Noronha

A Marinha do Brasil, em parceria com o Governo de Pernambuco, vai oferecer atendimentos médico, odontológico, testagens rápidas e exames laboratoriais aos moradores de Fernando de Noronha. A Ação Cívico-Social será realizada de amanhã a sexta na Unidade Básica de Saúde do arquipélago e no Hospital São Lucas. O acesso é gratuito.

Projetos reconhecidos

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebeu ontem do Sebrae o prêmio de 1° lugar na categoria Compras Governamentais pelo projeto O Campo Ainda Melhor Para Viver e Trabalhar. O anúncio ocorreu durante o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Pernambuco Centro de Convenções. O município também conquistou o 3° lugar na categoria Cidade Empreendedora pelo projeto Emprego, Renda e Avanço.

Em Gravatá

Ao lado da esposa, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o deputado estadual Waldemar Borges recebeu os pré-candidatos do município que estão filiados ao PSB e à Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). “Ressaltamos a importância do papel que eles vão desempenhar e aproveitamos para reforçar o compromisso do nosso mandato com Gravatá. Também distribuímos a prestação de contas de tudo o que foi feito pelos governos da Frente Popular de Pernambuco no município”, revela.

Eleições

Oferecido pelo Instituto dos Magistrados do Nordeste, o curso Eleições 2024: Novas Regras do TSE será realizado hoje, às 19h, pelo Zoom. Os participantes aprenderão sobre as novas regulamentações do TSE e suas implicações no cenário político.

Inauguração

O premiado cirurgião plástico Fernando Basto inaugura, amanhã, às 17h, em Casa Forte, a Clínica Vivoly, especializada em cirurgia plástica, implante capilar, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia e nutrição. O local também terá um spa.

Autógrafos
Um lembrete para o lançamento do livro Dicionário de Silêncio, de Léo Asfora, logo mais, às 19h, no Museu do Estado.

Niver

André Guimarães, Christina Ribeiro, Felipe Carreras, Fernando Muniz, Juliana Maranhão de Albuquerque, Marco Antônio Dourado, Marcos Miranda, Maria da Betânia Sette da Rocha, Maria Helena Bandeira de Mello, Marilene Mendes, Mário Hélio, Mayra Rossiter Braun, Pedro Corrêa Gondim, Sérgio Arruda e Zenildo Caldas.