Casa Capiba receberá alunos do Conservatório Espaço também será um memorial a um dos ícones da música pernambucana. Governadora anunciou que ele será o homenageado do Carnaval 2025

Publicação: 26/10/2024 03:00

Em celebração aos 120 anos de nascimento do mestre Capiba, um dos maiores ícones da música pernambucana, o Governo de Pernambuco destinou o uso da Casa Capiba, localizada no bairro do Espinheiro, no Recife, ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A governadora Raquel Lyra anunciou o investimento de R$ 1,5 milhão para a reforma e ampliação do espaço, que será destinado para um memorial ao músico e atividades do CPM, que beneficiará cerca de 1,6 mil estudantes. Raquel também anunciou que Capiba será o homenageado do Carnaval de Pernambuco 2025.

"Dona Zezita já deu seu aval para que possamos ter a oportunidade e a honra de agradecer e presentear o povo de Pernambuco, do Brasil e do mundo, com suas músicas", destacou a chefe do Executivo.

O projeto de reforma e ampliação tem investimento previsto de R$ 1,5 milhão, com prazo de execução de dez meses após a assinatura do contrato. O planejamento garantirá a adaptação do espaço para as novas atividades, com adequações de acessibilidade e modernizações que respeitem sua estrutura original. A previsão é de que o edital de licitação seja lançado até o início do próximo ano.

A proposta inclui recuperação da cobertura de madeira, requalificação dos ambientes, incluindo climatização, recuperação das esquadrias e a preservação da fachada na cor amarela. "Haverá a ampliação da casa também, de 147 metros quadrados para 225. O projeto vai manter a fachada e a arquitetura original, visto que é um prédio tombado", explicou o secretário executivo de Obras da Secretaria de Educação e Esportes, Carlos Santos.