Colman Domingo emociona no longa Sing Sing Baseado em caso real de um programa de reabilitação através do teatro, filme concorre ao Oscar em três categorias, incluindo Melhor Ator

André Guerra

Publicação: 13/02/2025 03:00

Preso injustamente no famoso cárcere de segurança máxima Sing Sing, Divine (Colman Domingo, em sua segunda indicação consecutiva ao Oscar de Melhor Ator) se junta a um projeto de teatro que busca uma transformação na dolorosa rotina da cadeia. Com um novo integrante no grupo, os presidiários decidem explorar o lado da comédia neste projeto, ao mesmo tempo em que nutrem todos os dias a esperança da liberdade.

Em cartaz a partir de hoje nos cinemas do Recife pelas redes Cinemark e UCI Kinoplex, Sing Sing é inspirado no programa real Rehabilitation Through the Arts (“reabilitação através da arte”) e, além da nomeação do protagonista, está indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Canção Original (Like a Bird, de Abraham Alexander e Adrian Quesada, do Black Pumas). Escrito pelo próprio diretor Greg Kwedar em parceria com Clint Bentley, o longa é um retrato sensível e humano do grupo de homens que participa desse projeto artístico e dá ao público, por razões compreensíveis, o mínimo de informações acerca do passado deles.

A fotografia cheia de textura e a câmera constantemente na mão imprimem um tom delicado a cada movimento da história, ambientada integralmente no presídio – que, por sua vez, foge da estética tradicional suja e brutal do imaginário clássico do sistema prisional, revelando um lugar na maior parte do tempo organizado e quase acolhedor. A atuação de Colman Domingo chama atenção sobretudo quando contracena com Clearance Maclin, ex-presidiário que interpreta a si mesmo e é responsável por algumas das cenas mais emocionantes do filme.

Frequentemente, a trilha insiste em pontuar momentos inspiradores e a direção de Greg Kwedar não escapa de algumas repetições dramáticas, mas a humanidade no trabalho do elenco e a maneira como a arte é trazida para a tela como uma força de cura sem julgamentos torna por mais de uma vez Sing Sing especial. Um drama cheio de sinceridade que não deve passar batido.