Fevereiro se veste de folião No primeiro final de semana do mês, os mais ansiosos pelo carnaval podem começar a aproveitar as festas que tomam conta de Olinda e Recife

Allan Lopes

Publicação: 01/02/2025 03:00

Fevereiro já chega no gingado do frevo, apressando a contagem regressiva para o carnaval. Os foliões podem diminuir a ansiedade com uma programação festiva e vibrante neste final de semana. No embalo da Orquestra Malassombro, que dá tração à urgência de renovar o frevo com o lançamento de composições inéditas, a folia se espalha por Olinda e Recife. Entre as opções, os Ensaios de Carnaval inauguram as celebrações na Casa Estação da Luz, enquanto o baile do bloco Hoje a Mangueira Entra e o show Bailinho Tropical, de Amauri Nascimento, agitam outros espaços.

Mais que um álbum, Recife, Início, Meio e Fim nasce como um mosaico sonoro de frevos criado pela Orquestra Malassombro, que leva o projeto ao Teatro do Parque, neste domingo, às 18h. O repertório conduz o público por uma jornada lírica e musical que provoca reflexões pertinentes à vivência, aos afetos e às inquietações de quem habita a Veneza Brasileira.  Nas dez faixas, o gênero pernambucano se desdobra em toda a ebulição que lhe é permitida. A faixa-título foi gravada em parceria com Claudionor Germano — mestre do frevo e referência para gerações de músicos pernambucanos e brasileiros —, Paulo da Hora, filho dele, e o Coral Edgard Moraes.

A apresentação deste domingo, que transita entre as canções do novo álbum e composições concebidas pela Orquestra ao longo de seis anos, será ainda mais eletrizante com as participações especiais da cantora, compositora e dançarina Flaira Ferro, do instrumentista Henrique Albino, da cantora e preparadora vocal Surama Ramos, da musicista Laila Campelo e do cantor Karlson Correia. Recife, Início, Meio e Fim tem previsão de entrar nas plataformas digitais neste mês de fevereiro – para manter acesa a efervescência do frevo neste carnaval e nos que estão por vir.

Quem também se junta à missão de revitalização é o cantor e compositor recifense Amauri Nascimento, com músicano EP Carnal Cais, que estará disponível on-line a partir do dia 21. Ele leva seu repertório inédito para o show Bailinho Tropical, neste sábado, no Espaço Tô Em Casa, no bairro de Campo Grande. Amauri estará acompanhado dos músicos Daniel Bruno (violão), Carlinhos Lua (sax) e Leo Canuto (bateria). “É o meu power trio que se transforma em uma orquestra por meio do talento”, garante o cantor. Amauri contará com a participação de diversos convidados, entre eles a cantora Gal Menezes, com quem recentemente dividiu o palco ao lado do Maestro Spok na Roda de Frevo, no Paço do Frevo, interpretando Energia, de Lula Queiroga.

A festa de Momo também leva sua diversidade para a programação do bloco Hoje a Mangueira Entra, que há 30 anos marca presença no Sábado de Zé Pereira. A prévia será neste sábado, no Clube Atlântico, às 19h. Embalada pelo samba e MPB, a noitada, que é inteiramente pernambucana, terá a presença de Martins, uma das grandes revelações da música local. Ele preparou um repertório especial com os maiores clássicos do carnaval. O Samba Verde Rosa, comandado pelo cantor Cris Galvão, o grupo Nosso Samba é Assim e o DJ Pepe Jordão trazem outros ritmos e cores para o evento.

Para quem deseja escapar da monotonia nas domingueiras de fevereiro, a Casa Estação da Luz é o destino ideal, com uma programação que transforma o local em um dos principais pontos para vivenciar a folia de Olinda — inclusive neste final de semana. O centro cultural, cujo patrono é ninguém menos que Alceu Valença, dá início aos Ensaios de Carnaval, com Maestro Spok recebendo convidados especiais, prontos para destilar toda a potência e versatilidade do frevo. “Fazer os ensaios na Estação da Luz é como pisar num solo sagrado do frevo e da cultura pernambucana. Um lugar que traz a força espiritual da cultura”, manifesta o maestro.

Desta vez, a Casa Estação da Luz volta a ser palco do braço pernambucano da CasaBloco, festival que acontece no Rio de Janeiro no próximo final de semana, trazendo a cantora Roberta Sá para Olinda. O restante da programação do mês inclui nomes como Mãeana e Joyce Alane. “Um dos momentos mais felizes da minha vida é fazer esses Ensaios de Carnaval, quando recebo tantos amigos e músicos que admiro”, adianta Spok.