Uana mescla frevo com brega funk em novo EP
A cantora lança hoje Fervo 90, que traz releituras para clássicos de Marron Brasileiro e André Rio, que ela ouvia na infância, por influência da mãe
Publicação: 21/02/2025 03:00
![]() | |
A artista promete mostrar as novas músicas em seus shows de carnaval |
Quem viveu o carnaval do Recife nos anos 1990, com certeza tem muitas histórias para contar. Foi um período de reafirmação da identidade cultural da cidade, quando o orgulho de ser pernambucano transbordava nos corpos e avenidas. Fervo 90, o novo EP da cantora Uana, chega hoje para fazer uma viagem no tempo, reinventando alguns dos principais hits da época através da versatilidade sonora que só o frevo pode entregar.
No EP, a cantora inclui faixas que todo mundo canta e dança no reinado de Momo, mesmo depois de três décadas: Arreia a Lenha e Nas Ondas do Desejo, de Marron Brasileiro, e O Bicho Vai Pegar, de André Rio. "O frevo, por si só, já é um gênero urbano, mas vejo uma ponte direta dele com ritmos como o brega e o brega funk. A proposta do Fervo 90 é justamente promover esse diálogo entre o ritmo tradicional e os sons urbanos do estado", explica ela, em conversa exclusiva com o Viver.
Nascida em 1994, a cantora faz parte de uma geração de millennials moldada pela revolução cultural que sacudiu Pernambuco. Uana convida o público a reviver a emoção dos seus carnavais da infância %u2013 tanto que escolheu uma foto sua ainda criança para a capa. "Cresci ouvindo frevo o ano inteiro. Minha mãe sempre ouviu, então isso fez parte da minha formação. Sei os instrumentais de cor, os frevos-canção, os frevos de bloco, tudo isso está presente em mim", lembra.
A ideia do EP a deixou mais próxima dos homenageados, André e Marron. "Tenho uma relação muito forte com essas músicas. Queria que eles ouvissem não apenas para autorizarem, mas para acreditarem no que estou propondo", ressalta. "Tenho certeza de que o frevo pode continuar se reinventando e conquistando novos públicos". Marron já deu o papo, e agora vem Uana para confirmar: a cidade vai tremer, a galera vai suar e o frevo vai seguir reinando!