Livro de Midiã Noelle será lançado no Recife Uma das grandes ativistas da comunicação antirracista, a jornalista participa, na cidade, do Encontro Conecta Latinas que acontece no sábado

Publicação: 20/05/2025 03:00

Por seu trabalho, Midiã Noelle foi contratada pela Unesco como consultora e pesquisadora (DIVULGAÇÃO)
Por seu trabalho, Midiã Noelle foi contratada pela Unesco como consultora e pesquisadora

A escritora, jornalista e ativista antirracista Midiã Noelle lança, no próximo sábado (24), no Recife, o seu livro Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares, publicado pela Editora Planeta. O lançamento faz parte da programação do Encontro Conecta Latinas 2025, às 15h, no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, no bairro do Recife.

Midiã Noelle engrossa o coro das principais vozes da puta antirracista da atualidade e do jornalismo ativista propondo, por meio de seu trabalho, uma comunicação que preze pela justiça racial, considerando o contexto de desigualdades e violências que afligem a população negra, destacando a informação como uma poderosa ferramenta para contrapor esse cenário de desumanização.

Nascida no bairro da Liberdade, em Salvador, e com uma sólida formação acadêmica (mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia), a autora tem atuado ao longo dos anos em diversas frentes do jornalismo, se especializando em temas como racismo e negritude, direitos humanos e justiça racial e de gênero.  

Em Comunicação Antirracista, Midiã Noelle compartilha com o leitor sua visão afiada mas também sensível do processo comunicacional, somando seu conhecimento acadêmico às suas vivências e trajetórias pessoais, que se assemelham às de tantas outras pessoas negras no país.

Ela busca traduzir  o conceito do antirracismo para que todos os leitores possam compreender e aplicá-lo em suas relações sociais, seja nas ruas, em casa, no trabalho e em qualquer ambiente.

“A comunicação antirracista é, primordialmente, um desafio de construção, descontrução e reconstrução de sentidos, não necessáriamente nessa ordem, que precisa ser contemplado por todas as pessoas, em todos os espaços”, reforça a escritora.  

O reconhecimento dessa trajetória veio com sua contratação pela Unesco, como consultora e pesquisadora. Nesta missão, Midiã foi uma das responsáveis pela redação e implementação do Plano Nacional de Comunicação pela Igualdade Racial na Administração Pública Federal, uma publicação da Secretaria de Comunicação da presidência.