Novo Missão Impossível faz estreia no Recife Exibido no Festival de Cannes 2025, longa é uma culminação das várias influências da franquia com seu legado histórico e a força de Tom Cruise

André Guerra

Publicação: 21/05/2025 03:00

Resultado visual do filme continua impressionante (Reprodução)
Resultado visual do filme continua impressionante
Quase 30 anos separam o novo capítulo de Missão Impossível da obra que começou esse sucesso, em 1996, com direção de Brian De Palma. Baseado na série de TV homônima dos anos 1960, aquele filme foi responsável por estabelecer a força do Tom Cruise como o maior astro de ação contemporâneo como ainda uma linha mestra de elementos que seriam aprimorados. Missão Impossível: O Acerto Final, exibido no Festival de Cannes 2025 e com estreia amanhã nos cinemas do Recife, é uma culminação das várias influências da franquia com seu legado.

Durante quatro incursões, cada longa era dirigido por uma pessoa diferente: no segundo, Jon Woo; no terceiro, J. J. Abrams, e, no quarto, Brad Bird. Tudo mudou com a Christopher McQuarie, que, após o sucesso de Missão Impossível: Nação Secreta, comandou também Efeito Fallout e Acerto de Contas: Parte 1. O cineasta, juntamente com Tom Cruise (produtor da marca), idealizou os dois últimos como complementares, já que o grande objetivo de Ethan Hunt segue o mesmo: impedir a inteligência artificial A Entidade de sair do controle.

As duas características centrais que McQuarrie e Cruise vêm consolidando são a grandiosidade da ação e a elegância do balé entre elenco e fotografia. No sexto e no sétimo, esse equilíbrio chegou em um ápice que dificilmente se manteria em um último filme, já que desfechos possuem limitações que ficam claras aqui em O Acerto Final. Com todas essas amarras, o oitavo é incrivelmente sólido - e, na ação, superlativo. O resultado visual disso continua impressionante. A capacidade dos últimos cinco filmes da série de incorporar esses stunts de ação ao enredo e fazer a plateia sentir o perigo real de cada cena é um triunfo que nenhuma outra saga hollywoodiana tem em mãos.