Admirável chip novo Petisco popular na mesa do boteco é reinventado com novos ingredientes como opção de lanche saudável

Publicação: 17/03/2018 03:00

O primeiro registro de uma receita de batata chips tem mais de dois séculos: em 1817, o inventor e cozinheiro britânico William Kitchiner (1775 - 1827) a publicou no best-seller Apicius Redivivus: The cook’s oracle (“o oráculo do cozinheiro”, em tradução livre). O texto é curto e preciso: “Descasque as batatas, fatie-as com espessura de um quarto de polegada [0,6 centímetros] ou as corte em rodelas como se descascasse um limão. Seque com um pano e frite em banha de porco. Certifique-se de que a gordura e a panela estejam limpas. Assim que a banha ferver, coloque as fatias de batata e mexa até ficarem crocantes. Retire-as para secar e salpique um pouco de sal”. Não sabia o senhor Kitchiner, mas os chips supostamente inventados por ele se tornariam tão populares quanto a própria batata frita, modo de preparo existente desde fins do século 17.

Dada a ideia inicial, os chips passaram a ser feitos com vários ingredientes, substituindo a batata inglesa por opções menos calóricas. E, mais recentemente, o tradicional petisco de mesa de boteco tem ressurgido como opção de lanche saudável, sobretudo quando preparado em casa, utilizando verduras, legumes ou frutas (sem banha de porco, claro). Em seu formato industrializado, o produto é bastante procurado em casas especializadas em alimentos naturais, tipo de empreendimento que tem se multiplicado no Recife.

Mas será que os chips são tão “fit” quanto pregam? Talvez não, sugere a nutricionista Natália Alcântara: “É preciso ter cuidado. Por ser um alimento desidratado, ele tem concentração maior de calorias. Se for frito, provavelmente vai levar farinha, então não será tão saudável assim. O ideal é optar pelo alimento in natura, mas o chip pode ser interessante para quem não tem o hábito de consumir legumes, frutas e verduras”, pondera.

Já a nutricionista Mariana Alencar faz ressalvas quanto ao chips industrializados: “Eles têm  quantidade de sódio muito elevada por questão de conservação. Geralmente também são produtos fritos e riquíssimos em gordura. Por isso, os chips caseiros são mais interessante, assados com um fio de azeite (no caso dos vegetais) e com temperos naturais a gosto”, sugere. E tem mais: cuidado com o excesso! Embora a quantidade indicada para consumo varie de acordo com o indivíduo, recomenda-se não superar os 100 gramas de chips de legumes.

Como fazer

Chips de legumes

Ingredientes

Legume de sua preferência cortado em fatias fininhas
Azeite a gosto
Gengibre ralado ou alecrim a gosto
Sal a gosto
Pimenta

Preparo
Por 15 minutos, aqueça o forno a 180 graus. Enquanto isso, deixe o alimento de molho em água gelada. Em seguida, misture sal e azeite e passe uma pequena quantidade nas rodelas. Acomode o alimento em uma assadeira com papel manteiga e espalhe a pimenta, o gengibre e/ou o alecrim. Asse entre 20 e 30 minutos de cada lado. Retire quando os chips estiverem crocantes e dourados.

Chips de maçã

Ingredientes

Duas maçãs
Suco de um limão

Preparo
Aqueça o forno a 130 graus. Lave as maçãs, corte em fatias bem fininhas e esprema os limões em cima. Espere um pouco e retire o suco. Coloque as fatias em uma assadeira e cozinhe por uma hora e meia.

Já prontos
Saiba onde encontrar chips saudáveis. A venda é feita tanto a granel quanto em embalagens.

Bag Gourmet  
Rua Desembargador Góis Cavalcante, 316, Parnamirim
Informações: 3129-0500

Empório Pura Vida
Rua da Praia, 169, Santo Antônio
Informações: 3037-2607

Mundo Verde
Shoppings RioMar, Plaza, Tacaruna, Recife e Carrefour Torre
Informações: 3327-1209

Dom Grão
Rua da Hora, 806, Espinheiro
Informações: 3033-6656

Cantogrão
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 2655, Boa Viagem
Informações: 3034-2519

Grão Empório Natural
Rua Coronel Sérgio Henrique Cardim, 89, Boa Viagem
Informações: 3128-3439

Vivenda Natural
Rua Conselheiro Nabuco, 501, Casa Amarela
Informações: 3034-4474

GreenMix Mercado Saudável
Avenida Rui Barbosa, 1105, Espinheiro e Avenida Conselheiro Aguiar, 1044, Boa Viagem