Salgadinhos e saudáveis Tendência entre os lanches de alto valor nutritivo e baixa caloria, os chips de frutas, verduras e legumes são alternativa saborosa para alimentos industrializados

Publicação: 17/03/2018 03:00

Se um dia já foram vistos como alimentos inofensivos e adequados para a hora do lanche, os salgadinhos e biscoitos industrializados há muito tiveram essa reputação manchada. Fartos em gordura, sódio, carboidratos e conservantes, eles com frequência se tornam vilões das dietas, causando sensação de inchaço, aumento de peso, prisão de ventre, entre outros inconvenientes. Excelentes candidatos para a substituição das comidinhas são as versões saudáveis dos tradicionais chips, não necessariamente feito com batatas inglesas.

O processo de desidratação de frutas, legumes e verduras dá origem ao alimento, que pode ser comprado já pronto ou feito em casa. Os sabores variam bastante: beterraba, coco, macaxeira, maçã, banana, laranja, mandioca, inhame. Segundo a nutricionista Larissa Vilanova, o valor nutritivo é a principal diferença entre os chips e as famosíssimas batatas fritas. “Eles são ótimas opções para um lanche saudável. São simples, saborosos e práticos de serem preparados. Já a batata frita tradicional é rica em gordura saturada, trans, tem sódio em excesso e apresenta grande teor de carboidratos. Por isso, os chips de legumes e frutas são excelentes alternativas: são mais nutritivos, possuem menos calorias, gorduras e tem maior aporte vitamínico e mineral”.

As receitas caseiras geralmente não têm mistério: os ingredientes são fatiados fininhos, temperados e colocados no forno para desidratação. Contudo, na hora de escolher quais frutas, legumes e verduras usar para preparar os snacks, é importante prestar atenção nas propriedades dos ingredientes: “Nem todos servem para virar chips, pois se o alimento for muito mole, fica difícil cortar. Além disso, aqueles que são ricos em vitamina C são perdidos quando submetidos ao calor. Os mais indicados são batata-doce, inhame, macaxeira, abobrinha, rabanete, banana, pera, maçã, abobrinha e berinjela”, sugere a profissional.