Wagner Oliveira
Publicação: 16/02/2014 03:00
![]() | |
Transeuntes não veem a imagem no alto da sede do Sindicato dos Comerciários |
Uma das ruas mais movimentadas do Centro do Recife esconde, no alto de um dos seus prédios, uma estátua. Desde de 1980 a imagem do deus Mercúrio repousa imponente na cobertura do edifício de número 67, na Rua da Imperatriz, onde funciona o Sindicato dos Empregados no Comércio do Recife. Na mitologia romana, Mercúrio é um mensageiro e deus da venda, lucro e comércio. Justo por isso, a escultura foi escolhida para representar os trabalhadores deste seguimento que pulsa forte nas artérias do centrão.
“Recentemente, fizemos uma manutenção nela. Ela fica na frente da sala da presidência e, por incrível que pareça, as pessoas que mais costumam ver a imagem são os turistas. Eles pedem, inclusive, para subir e tirar fotografias”, contou o presidente do sindicato, Severino Ramos. O comerciante Antônio Luiz de Amorim, 53 anos, mora em frente ao prédio do sindicato e não sabia o que a imagem representava. Da sacada do seu restaurante, há dez anos Luiz contempla o movimento da rua que recebeu o nome da esposa do imperador Dom Pedro II, que visitou o Recife com a família no ano de 1859, e a estátua de Mércurio.
“Moro na Rua da Imperatriz há mais de 40 anos. Somente nesta casa, já faz uma década. Todos os dias à tarde fico aqui na frente e admiro a estátua, mas não sei de quem é. Acho que deve ser alguém ligado ao comércio”, arriscou Luiz. O nome de Mércurio está relacionado à palavra do latim merx, ou seja, (“mercadoria”; comparado a mercador, comércio).
Até mesmo quem trabalha perto do sindicato nunca havia prestado atenção no monumento. “Só estou vendo essa estátua porque você me mostrou. Morria e não sabia que tinha esse negócio tão bonito ali em cima”, brincou uma vendedora. “Para a categoria do comércio, Mercúrio representa proteção. Por isso, temos muito cuidado com esse monumento”, ressaltou Ramos.