Gabrielzão vai cair na folia de Olinda Menino que ama o carnaval e tem síndrome de down ganhou um boneco neste carnaval

Alice de Souza
alicesouza.pe@dabr.com.br

Publicação: 23/02/2014 03:00

Gabriel tem 12 anos e desde os três meses de vida já brincava carnaval fantasiado nas ladeiras de Olinda (TERESA MAIA/DP/D.A.PRESS)
Gabriel tem 12 anos e desde os três meses de vida já brincava carnaval fantasiado nas ladeiras de Olinda

Gabriel Monteiro é um apaixonado por carnaval. Veste fantasias desde os três meses de idade e nunca deixou que as circunstâncias impostas pela vida o limitassem a acompanhar das ladeiras de Olinda o defile dos blocos. O garoto de 12 anos com síndrome de down já foi pirata, passista e super-homem. Neste ano, não precisará da fantasia para brincar na folia. Será o “Gabrielzão”, um boneco gigante criado para ser o homenageado do 1º desfile da oficina de bonecos do município.

O pequeno Gabriel tem 1,30 metro e 45 quilos. O sósia é mais “magro”, mas muito maior. São quase quatro metros de uma estrutura de fibra de vidro e argila, que pesa 15 quilos. O suficiente para arrancar um imenso sorriso de contemplação de Gabriel. “É emocionante”, resume o garoto, que despertou o amor por bonecos gigantes assistindo à passagem do Homem da Meia-Noite. Gabrielzão  carrega na face um pouco das expressões do “modelo” e no corpo a bandeira de Pernambuco.

 (TERESA MAIA/DP/D.A.PRESS)
O boneco foi uma ideia do artista plástico Gustavo Alex Camelo. Para comemorar os 15 anos da própria oficina, ele decidiu realizar um desfile com a temática da inclusão social. “Estava na cidade, quando vi uma criança com síndrome de down e fiquei encantado. Então, decidi procurar a Novo Rumo”, contou. Em uma visita à associação, encontrou Gabriel. “A ligação dele com o carnaval é incrível. Ver a realização dele me deixa feliz”, afirmou o artista.

O que para Gustavo é trabalho e para Gabriel realização também é uma oportunidade de reafirmar as capacidades de um filho. “Independentemente de qualquer limitação, todo mundo tem direito à igualdade e respeito”, ressaltou a auxiliar de secretaria e mãe de Gabriel, Jaqueline Monteiro, 32. Ela é a grande responsável pelo amor do garoto - filho único - por carnaval. “A família tem bloco, brinca os quatro dias de folia. Sempre tivemos o sonho de fazer um boneco gigante para ele, que ficava encantado com os desfiles. A síndrome nunca foi impeditivo para nada”, garantiu. O desfile dos bonecos da oficina acontece no dia 2 de março, a partir das 11h, com saída de Guadalupe e chegada na Praça Coronel João Lapa, no Varadouro.

Durante os quatro dias de folia, as pessoas com deficiência terão algumas estruturas especiais para participar dos shows e desfiles no Recife. Será montada uma central da acessibilidade, na Agência do Trabalho e Emprego, para que os deficientes possam se informar sobre as atrações, receber atendimento específico e fazer o cadastro para ter acesso ao front stages montados nos palcos da Praça do Arsenal da Marinha e do Marco Zero. A central funcionará de 28 de fevereiro a 4 de março, das 16h às 20h. Os deficientes e acompanhantes receberão pulseirinhas para acesso exclusivo. Além disso, banheiros químicos adaptados serão instalados por todo o Bairro do Recife.