Reforma pode devolver identidade à pracinha

Publicação: 07/01/2017 03:00

Relógio do antigo prédio do Diario de Pernambuco, na Praça da Independência também será recuperado através de um projeto de revitalização realizado pelo Porto Digital (Peu Ricardo/Esp.DP)
Relógio do antigo prédio do Diario de Pernambuco, na Praça da Independência também será recuperado através de um projeto de revitalização realizado pelo Porto Digital

A insistência na imobilidade do carrilhão da antiga sede do Diario de Pernambuco, na Praça da Independência, também é duradoura. O comerciante Josimar Assis da Silva, 58, contabiliza em mais de 10 anos. Isso nunca tirou a capacidade do relógio atrair turistas. “Sempre aparece alguém, de máquina fotográfica na mão, dizendo que um relógio assim não deveria parar”, contou. E Josimar diz que os turistas estão certos. Pelas visitas dos “engenheiros” ao prédio, o comerciante crê em mudanças. Os “engenheiros” são profissionais envolvidos no concurso para o restauro do prédio. E do relógio também, logicamente.

Guiando-se pela rapidez de consertos anteriores, o ambulante João Lourenço, 56, estranha o relógio da sede dos Correios em Pernambuco, na Avenida Guararapes, estar parado desde setembro. “Os consertos eram rápidos. Quebrava num dia e era consertado no outro. No máximo, se quebrasse no fim de semana, demorava três dias”. João é preciso no calendário porque, há dez anos é vizinho dos Correios e fez do relógio dos Correios o seu relógio de pulso. A quebra da lógica, explica o gerente de engenharia, Marcos Valério de Medeiros, ocorreu pela dificuldade de repor a peça quebrada. “Temos prioridade em fazê-lo funcionar”, afirmou. Marcos sabe que o relógio, com 4,5 metros de diâmetro e ponteiros de 2,25 metros, guia a velocidade dos pedestres e motoristas. Isso desde 1950, quando inaugurado o prédio.