DP EMPRESAS - COMéRCIO&SERVIçOS »
Pets movimentam negócios no estado
Loja Cobasi, considerada um shopping para os animais, tem previsão de inaugurar em agosto a sua primeira unidade do Nordeste no Shopping Recife
Luciana Morosini
luciana.morosini@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 01/06/2018 03:00
Os animais de estimação ganharam status de membro das famílias brasileiras e, para dar conta de um segmento que só cresce, o mercado pet está em expansão. O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em faturamento, com 5,14% de um total de 105,3 bilhões de dólares, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, segundo pesquisa da Euromonitor International. Pernambuco não fica atrás e vê os investimentos em negócios voltados para o setor pet se multiplicarem. De olho no potencial do estado, a Cobasi, considerada um shopping para animais, prepara-se para inaugurar a sua primeira unidade do Nordeste na capital pernambucana, com chegada prevista para agosto no Shopping Recife.
A Cobasi começou suas atividades em São Paulo, em 1985, e, depois de se consolidar no mercado de lá, passou a investir emnovos projetos. “A nossa expansão é pensada de forma bem sólida e estratégica. Primeiro fortalecemos a nossa marca na cidade de origem, depois no interior paulista para depois pensar em levar para outras regiões”, explica Daniela Bochi, gerente de Marketing. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a receber uma unidade fora de São Paulo, em 2010, e a empresa também já chegou no Sul e no Centro-Oeste.
Agora as atenções da Cobasi se voltam para o Nordeste, começando a expansão na região por Pernambuco. “A escolha pelo Recife se deu porque dados mostram que a capital pernambucana representa 24% dos gastos com pet no Nordeste e essas informações se juntaram ao convite do shopping. Estar em um centro de compras ajuda no nosso posicionamento”, afirma Daniela Bochi. Apesar da estimativa de abrir 18 lojas neste ano no país, a unidade do Shopping Recife é a única prevista para o Nordeste em 2018, mas isso não impede a expansão futura em Pernambuco e na região. “Temos interesse em expandir para outras cidades. A gente não fica com uma loja só em uma região e, provavelmente, vamos expandir no Nordeste”, acrescenta a gerente de Marketing.
A expectativa para a capital pernambucana é bastante positiva, apesar de a marca ainda estar chegando em Pernambuco. “Mesmo a gente não estando ainda no Recife, as pessoas já nos conhecem. Temos, inclusive, uma boa experiência pelo site e já sabíamos da demanda da região. Ainda assim, entrar em uma nova praça, é sempre uma experiência nova”, conta Daniela. Uma das apostas está no mix de produtos. A loja do Shopping Recife terá 1.400 metros quadrados e, mesmo menor do que muitas outras unidades brasileiras – a matriz tem 11 mil metros quadrados, por exemplo -, promete oferecer os mesmos itens. “O mix é o mesmo, mesmo em lojas menores, entregamos 20 mil itens de produtos, não só para pets, como também para casa e jardim”, detalha. Para ela, a experiência da visita também faz a diferença. “A Cobasi não é só uma loja, mas um local de entretenimento e lazer. Não é só um local para comprar, mas é um momento de passeio”, completa.
A Cobasi começou suas atividades em São Paulo, em 1985, e, depois de se consolidar no mercado de lá, passou a investir emnovos projetos. “A nossa expansão é pensada de forma bem sólida e estratégica. Primeiro fortalecemos a nossa marca na cidade de origem, depois no interior paulista para depois pensar em levar para outras regiões”, explica Daniela Bochi, gerente de Marketing. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a receber uma unidade fora de São Paulo, em 2010, e a empresa também já chegou no Sul e no Centro-Oeste.
Agora as atenções da Cobasi se voltam para o Nordeste, começando a expansão na região por Pernambuco. “A escolha pelo Recife se deu porque dados mostram que a capital pernambucana representa 24% dos gastos com pet no Nordeste e essas informações se juntaram ao convite do shopping. Estar em um centro de compras ajuda no nosso posicionamento”, afirma Daniela Bochi. Apesar da estimativa de abrir 18 lojas neste ano no país, a unidade do Shopping Recife é a única prevista para o Nordeste em 2018, mas isso não impede a expansão futura em Pernambuco e na região. “Temos interesse em expandir para outras cidades. A gente não fica com uma loja só em uma região e, provavelmente, vamos expandir no Nordeste”, acrescenta a gerente de Marketing.
A expectativa para a capital pernambucana é bastante positiva, apesar de a marca ainda estar chegando em Pernambuco. “Mesmo a gente não estando ainda no Recife, as pessoas já nos conhecem. Temos, inclusive, uma boa experiência pelo site e já sabíamos da demanda da região. Ainda assim, entrar em uma nova praça, é sempre uma experiência nova”, conta Daniela. Uma das apostas está no mix de produtos. A loja do Shopping Recife terá 1.400 metros quadrados e, mesmo menor do que muitas outras unidades brasileiras – a matriz tem 11 mil metros quadrados, por exemplo -, promete oferecer os mesmos itens. “O mix é o mesmo, mesmo em lojas menores, entregamos 20 mil itens de produtos, não só para pets, como também para casa e jardim”, detalha. Para ela, a experiência da visita também faz a diferença. “A Cobasi não é só uma loja, mas um local de entretenimento e lazer. Não é só um local para comprar, mas é um momento de passeio”, completa.