Turismo também pega carona na expansão da região

Publicação: 13/07/2018 03:00

A transformação econômica e comercial do Pina, impulsionada pela chegada do Shopping Riomar, fez com que a região entrasse no radar de redes hoteleiras. A localização estratégica atraiu o interesse de turistas que vêm ao Recife a lazer ou negócios. A diversidade de serviços instalados no bairro também é um atrativo.

“Quem se hospeda no Pina tem uma série de comodidades. Para o investidor, também é uma boa opção, devido ao valor do metro quadrado”, explica Artur Maroja, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis no estado (Abih-PE). Ele diz que o bairro tem um grande potencial a ser explorado e novos hotéis devem chegar à região em curto ou longo prazos. Atualmente, o setor ainda enfrenta os reflexos da crise econômica. “No atual momento, o Recife atravessa uma fase difícil para abertura de novos hotéis. A ocupação média, no ano, gira em torno de 50%”, detalha.

Nos últimos anos, aquele trecho da Zona Sul recebeu grandes empreendimentos, a exemplo do Ibis, inaugurado em 2013, e recentemente o Marante Executive neste ano. Outro que apostou na região foi o Luzeiros, que abriu as portas em abril de 2017. Com uma média de ocupação de aproximadamente 65%, o hotel se beneficia da proximidade com o RioMar e até mesmo de uma unidade do Consulado dos Estados Unidos. É o que afirma Flávia Alecrim, gerente comercial do hotel. “A escolha do Pina foi pelo fato de o Recife ser um polo corporativo, com um forte turismo de negócios, e também pelo projeto do shopping”.

De acordo com Flávia, o fato de não ser localizado à beira- mar não traz dificuldades. “Não temos problemas para vender nossos serviços. Alguns artistas, quando vêm ao Recife, sempre se hospedam conosco pela comodidade e localização”. Cerca de 80% do público é composto por executivos, enquanto 20% dos clientes atendidos são os que vêm a lazer. “Também atraímos clientes que moram no Nordeste e precisam vir ao Recife para tirar visto para os EUA. O consulado fica a 200 metros do hotel”.

Quem também apostou no Pina foi a Moura Dubeux, responsável pelo Beach Class Residence. “A vantagem é que o bairro tem como atrativos a orla e também o shopping center, que trouxe diversos serviços”, afirma Eduardo Moura, diretor da construtora.