DIARIO NOS BAIRROS » De volta às ruas da Zona Sul do Recife Esta edição do Diario nos Bairros conta a transformação que a região vem passando, sobretudo o Pina e Brasília Teimosa, e as histórias dos bairros

Aline Moura
aline.moura1@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 13/07/2018 03:00

O Diario nos Bairros retoma às ruas da Zona Sul do Recife, hoje, com a proposta de trazer um conteúdo exclusivo e hiperlocal, dando ênfase, especialmente, às particularidades do bairro do Pina, que passou a ter os metros quadrados mais valorizados do Recife e está tão próximo de Boa Viagem e da “rebelde” Brasília Teimosa. O que se passa na localidade, por que cresceu tanto, o que ela tem de diferencial e estratégica, qual é sua cara? Os temas serão abordados ao longo dessa edição e o Diario de Pernambuco traz a missão de chegar às mãos dos leitores do bairro, de forma impactante, bem como de resgatar o hábito da leitura no papel, aproximando as pessoas da própria realidade com mais afeto.

A internet permitiu que cada um tivesse conhecimento mais global, porém as interações reais se mantêm em alta e necessárias. Amigo de Chico Science e testemunha do Mangue Beat, o ex-dono da Soparia Roger de Reno lembra como o antigo bar, localizado no Pina, permitia a convivência das pessoas com o bairro, no início dos anos 1990. Ao repórter André Clemente, por exemplo, ele contou que, naquela época, não tinha Wi-Fi ou celular e as pessoas não só precisavam de contatos olho no olho como gostavam. Além da cultura, a Soparia trazia um ganho emocional: a relação das pessoas.

Agora, num momento mais atual, a mestra de maracatu Joana Cavalcante, conta a Marcionila Teixeira sobre o papel do Maracatu Baque Mulher no empoderamento feminino e no sentimento de pertencimento. Joana é a única mulher a coordenar e apitar o batuque de um maracatu, mas a intenção é que esse espaço se amplie para o universo das mulheres.

A repórter Anamaria do Nascimento, por sua vez, mostra como, em 15 anos, houve uma transformação no bairro de Brasília Teimosa, a partir da retirada das palafitas, projeto iniciado na gestão do então presidente Lula, em 2003, e do então prefeito João Paulo. Já a reportagem de Sávio Gabriel, por outro lado, revela como o Pina tem atraído novos hoteis, pelas suas potencialidades, como proximidade do Centro, de padarias, supermercados e demais serviços.  

Além do conteúdo novo, a edição impressa e hiperlocal de hoje dá uma atenção especial aos anunciantes da região, oferecendo preços diferenciados. Segundo o vice-presidente de Marketing do Diario, Pierre Lucena, somente na Zona Sul, a circulação de impacto será de 25 mil exemplares, além da impressão que chega à casa dos assinantes todos os dias. “A gente quer contar um pouco a história do Pina, que está passando por uma transformação bem grande, tem seus desafios e o metro quadrado mais valorizado da cidade. Queremos mostrar o que aconteceu e está acontecendo ali. Pelo fato de a mobilidade no Recife ter ficado muito difícil, o bairro tem uma localização estratégica e características bem diversas”, explicou Pierre.