Publicação: 07/02/2025 03:00
O economista destaca ainda que o combustível de aviação no Brasil é um dos mais caros do mundo e isso encarece a operação do transporte doméstico. Segundo ele, isso ocorre porque o país cobra tributos acima da média mundial para a aviação, algo que também poderia ser avaliado e melhorado pelo Governo Federal para promover viagens mais baratas e aumentar a concorrência interna.
“Os Estados Unidos têm mais de 200 refinarias de querosene de aviação, já o Brasil tem nove, e sete são da Petrobras. Ou seja, a gente depende, de novo, de um oligopólio para entregar combustíve”, compara.
Já de acordo com o administrador e vice-presidente do Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), Jefferson Henrique, não necessariamente o oligopólio ficará maior, já que ambas as empresas estão com déficit fiscal. Segundo Jefferson, elas não estão com “robustez” para poder fazer uma elevação de preço.
Porém, de acordo com ele, o aumento do preço das passagens pode acontecer em um médio e longo prazos, pois, com a possível fusão, essas empresas aumentam o seu poder de barganha, podendo ou não repassar isso aos consumidores. Em relação à possibilidade de aumento das passagens, Jefferson aponta que existe o Conselho de Administração Nacional (Cade) que avalia os riscos que podem ocorrer com a fusão.
“Os Estados Unidos têm mais de 200 refinarias de querosene de aviação, já o Brasil tem nove, e sete são da Petrobras. Ou seja, a gente depende, de novo, de um oligopólio para entregar combustíve”, compara.
Já de acordo com o administrador e vice-presidente do Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), Jefferson Henrique, não necessariamente o oligopólio ficará maior, já que ambas as empresas estão com déficit fiscal. Segundo Jefferson, elas não estão com “robustez” para poder fazer uma elevação de preço.
Porém, de acordo com ele, o aumento do preço das passagens pode acontecer em um médio e longo prazos, pois, com a possível fusão, essas empresas aumentam o seu poder de barganha, podendo ou não repassar isso aos consumidores. Em relação à possibilidade de aumento das passagens, Jefferson aponta que existe o Conselho de Administração Nacional (Cade) que avalia os riscos que podem ocorrer com a fusão.
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Possível fusão pode aumentar passagens