por Pedro Ivo Bernardes
diarioeconomico@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 29/07/2025 03:00
A Selic a 15% já torna, por si só, os investimentos em renda fixa — como CDBs, LCIs, LCAs e títulos públicos — bastante atrativos. Com as novas incertezas provocadas pela decisão de Donald Trump de sobretaxar os produtos brasileiros, essas aplicações se consolidam como um porto seguro para os investidores, principalmente os iniciantes.
De acordo com a analista financeira Mariana Teixeira, da XP Investimentos/SIR, a renda fixa é a mais indicada para quem tem aversão ao risco ou está começando a investir. Ela ressalta que há diversas opções para dar o primeiro passo, mesmo sem dispor de muitos recursos. “Hoje, conseguimos aplicar no Tesouro Direto com apenas R$ 100”, explica.
Para os investidores mais experientes e de perfil arrojado, no entanto, a volatilidade no cenário político-econômico pode trazer boas oportunidades, pondera Mariana. “Mas é preciso ter informação, acompanhar o que está acontecendo. E é aí que entra o papel do consultor de investimentos”, destaca.
Pagamento da conta de luz na hora do corte
Conta de luz atrasada e a equipe da concessionária na porta de casa. A cena é um pesadelo para o consumidor. Em alguns casos, dependendo da equipe, é até possível pagar a conta na hora e evitar a suspensão, mas agora a Neoenergia está institucionalizando essa prática. Antes do desligamento, o consumidor tem a oportunidade de quitar os débitos diretamente com a equipe, utilizando PIX, cartão de débito ou crédito, com parcelamento em até 21 vezes.
Navegação de Cabotagem na Multimodal
A cabotagem como alternativa ao transporte rodoviário será o destaque da participação da Aliança Navegação, empresa do grupo Maersk, na Multimodal Nordeste, que acontecerá de 5 a 7 de agosto, no Recife Expo Center. Vale lembrar que Suape está entre os maiores terminais portuários do país em movimentação de cargas, o que reforça a relevância do debate na região.
Bazares solidários movimentam shopping
O Shopping Guararapes teve um reforço importante para incrementar seu fluxo no mês de julho: a realização de dois bazares solidários. O sucesso dos eventos impulsionou a movimentação do shopping em datas estratégicas. De acordo com o superintendente do centro de compras, Phyllype Pires, as ações reforçam a conexão com a comunidade e ampliam o público.