JUDICIáRIO » Os projetos da nova mesa diretora do TRF5

Publicação: 24/03/2017 03:00

Magistrados entregaram o convite a Maurício Rands (Ricardo Fernandes/DP)
Magistrados entregaram o convite a Maurício Rands
Aproximar cada vez mais o Poder Judiciário da sociedade por meio da conscientização sobre o papel da Justiça e dar continuidade às ações que já estavam sendo implementadas nos últimos anos serão as prioridades da nova mesa diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que será empossada no dia 3 de abril. Composto pelos desembargadores  federais Manoel Erhardt, que assume a presidência, Cid Marconi e Paulo Machado Cordeiro, vice-presidente e corregedor, respectivamente, o grupo ficará à frente do TRF5 no biênio 2017-2019.

“De início, temos uma política de continuidade. O TRF5 vem se beneficiando de grandes gestões que já foram realizadas e nós daremos sequência ao que os gestores já haviam programado”, esclareceu Erhardt, em visita ao Diario de Pernambuco, onde entregou o convite para a solenidade ao vice-presidente, Maurício Rands.

Para aproximar o tribunal da sociedade, ele pretende implantar um programa de visita às escolas públicas. “Nosso objetivo é a formação da cidadania, procurando transmitir o conhecimento sobre a nossa Constituição, leis e conscientizando diversos setores da sociedade”, destacou.

O desembargador também lembrou que o TRF5 é um órgão que busca o equilíbrio entre as pretensões da administração federal e os interesses individuais. “De um lado, atendemos pessoas de setores sociais mais humildes, com ações previdenciárias, de trabalhadores rurais… de outro, atendemos grandes empresários quando contestam certos pagamentos exigidos pelo poder público federal”, disse. Por ano, o TRF5 libera, em decisões que beneficiam os menos favorecidos, o equivalente a R$ 700 milhões.

A agilidade na tramitação dos processos no TRF5 também foi destacada. “Temos recebido diversas premiações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por produtividade, inclusive, no ano passado, recebemos o selo diamante em transparência, por termos sido considerado um dos tribunais mais transparentes do país”, destacou. Hoje, cada gabinete do TRF5 analisa de 500 a 600 processos.