Diario político

Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/05/2017 03:00

Protestos e Lava-Jato

Finda a temporada dos protestos que marcaram o país nos últimos dias  e que forçaram o adiamento, para o dia 10, do depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba, as atenções se voltam mais uma vez para a Lava-Jato que hoje reúne, no Recife, coadjuvantes desta operação num Seminário de Direito Penal e Processo Penal em Tempos de Lava-Jato. O tema, seja pelo megaesquema de corrupção desvendado pela Polícia Federal, seja pelo embate de Moro com as autoridades máximas do país, como a então presidente Dilma Rousseff, ou com mitos como o ex-presidente Lula, atrai a atenção não só do mundo jurídico mas também de leigos. A presença de três criminalistas – Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay) que defende mais de dez investigados na Lava-Jato, de Nabor Bulhões da equipe de defesa de Marcelo Odebrecht, cuja delação escancarou as intimidades entre o poder público e o setor privado, além de Alberto Toron, um dos defensores do senador tucano Aécio Neves –  é garantia de holofotes. Promovido pela União dos Advogados Criminalistas, que tem como presidente o advogado Carlos Barros, o seminário pode até não trazer novas teses nem jurisprudências – os figurões do setor público ainda não foram julgados – mas o fato de se realizar um encontro com as estrelas do mundo jurídico que atuam na defesa dos principais acusados dá a medida de como a Lava-Jato, hoje um sinônimo de corrupção, vem marcando a cena nacional. Agora, imagine se Moro chegar a determinar a prisão de Lula.

No Sertão
Paulo Câmara (PSB) volta ao Sertão nesta semana com o Pernambuco em Ação, seminário em que divulga as ações do seu governo e abre caminho para sua eventual eleição. Vai a Ouricuri (Sertão do Araripe), na sexta-feira, e em Salgueiro (Sertão Central) no sábado.

Na cola
A bancada da Oposição na Assembleia não perdeu tempo no feriadão. Enquanto auxiliares de Paulo Câmara organizavam as próximas visitas do Pernambuco em Ação, a equipe técnica da oposição, liderada pelo deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB), aproveitou a folga para cair em campo levantando informações sobre as regiões que o governador ainda não visitou.

Candidatíssimo

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), desafeto do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), é cada vez mais candidato a deputado federal. Vai disputar voto na região do São Francisco com o deputado federal e  ministro das Minas e Energia, Fernando Filho. Lucas tem alegado que há um vácuo a ser preenchido no São Francisco com a decisão do deputado federal Adalberto Cavalcanti de se candidatar a deputado estadual em 2018.

Detalhe
Caso o projeto que vem se desenhando para Raul Henry sair da chapa de Paulo Câmara como candidato a vice e concorra em 2018 a um mandato de deputado federal se concretize, o PMDB deixa de ser integrante do governo para ser apenas um aliado.

Dívida rural

O deputado Fernando Monteiro (PP) apresentou projeto de lei que autoriza a renegociação das dívidas de crédito rural contratadas até 31 de dezembro de 2016, concedendo carência de três anos, independente do valor. Esse tempo, segundo o deputado, é a previsão para o país sair da recessão e os produtores rurais se recuperarem financeiramente.

Renegociação

O projeto apresentado por Fernando Monteiro altera lei já existente (Lei nº 13.340/2016), que, apesar de extremamente importante para os produtores rurais, limita a abrangência dos beneficiados, especialmente, por região. Pelo novo projeto, a renegociação das operações de crédito rural será estendida a todas as regiões, independente de valor e prazo contratado.

Nova missão  
Eleito vice-presidente para o tema das Cidades Históricas da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), tem uma nova missão: a restauração de uma igreja fechada há cinco anos em Olinda, cuja ordem de serviço já foi assinada. O prefeito tem se preocupado com o patrimônio da cidade que, segundo ele, foi  deteriorado ao longo dos últimos anos do PCdoB na administração do município.