Diario político

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/07/2017 03:00

Não falta mais nada

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ,) tem circulado com tanta frequência em Pernambuco e com tamanha desenvoltura política que  até parece  estar convicto de que chegará mesmo à Presidência da República, caso o presidente Temer seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal. Não é à toa, portanto, que trabalha em novas parcerias políticas, com o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o ministro Fernando Filho (PSB), de Minas e Energia, junto com o ministro Mendonça Filho (Educação), formando um bloco com pretensões diversas. A movimentação do grupo  tem sido tão explícita que vem provocando uma efervescência local só vista nos períodos de formação das grandes frentes para derrubar um inimigo político. E esse adversário, claro, é o governador Paulo Câmara (PSB). Nesta sexta-feira, Maia esteve no Recife a convite de Mendonça Filho, para participar do lançamento do programa Nordeste Conectado, no Porto Digital, um pólo de tecnologia que ele admira bastante. Mas não ficou por aí. Passa o fim de semana em Gravatá, com direito à companhia de Mendonça Filho. É claro que as articulações estaduais só vão deslanchar após uma solução, ainda que provisória, para a crise nacional. Se tudo se encaminhar como se supõe, Maia chegará a ocupar a Presidência da República, sendo portanto um apoio de peso para uma candidatura de Mendonça Filho ao governo do Estado. O ministro, que já foi mais reservado, começa a admitir que poderá ser candidato, mas não com muita ênfase. Até porque esse bloco inclui também forças do PSDB como o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o ex-governador João Lyra Neto, e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.E, em política, nunca é recomendável ir com muita sede ao pote.

Dobradinha 2018
O primeiro secretário da Câmara do Recife, Marco Aurélio Medeiros (PRTB), vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele recebeu carta branca do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), com quem tem intensificado os contatos nos últimos dias, levando aliados. Marco foi convidado por FBC para prestigiar evento no Porto Digital.

Só pepinos
A segurança demonstrada pelo presidente Temer em suas aparições públicas não se reflete nos gabinetes dos ministros, onde a correria é grande para descascar abacaxis, que chegam a cada minuto. Tem equipe ministerial com a língua de fora.

No Sertão
O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) passa o fim de semana no Sertão, onde conversa com lideranças políticas e participa de eventos que encerram o ciclo junino. Bodocó, Exu e Ouricuri estão na agenda.

Tréplica
Os avanços da educação em Pernambuco, de fato, são uma marca da gestão do PSB, retruca o deputado federal Danilo Cabral (PSB) sobre o estranhamento do PMDB:”Isso é demonstrado por dados publicados pelo Ministério da Educação: “Em 2007, o estado ocupava o 21º lugar no Ideb nacional, hoje é o primeiro lugar. E a evasão escolar que era de 25% , agora é de 1,7%”. Ponto final

Belo Jardim
A eleição suplementar para prefeito de Belo Jardim atraiu o interesse de muitas forças políticas. O deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB), por exemplo, foi ao município para prestigiar a campanha do candidato Hélio dos Terrenos. Decidido a disputar um mandato de deputado federal em 2018, Costa Filho é o candidato do grupo de Hélio, no município

Oito baixos
O deputado estadual Henrique Queiroz, líder do PR na Assembleia Legislativa, quer a sanfona de oito baixos como patrimônio cultural de Pernambuco.

Uchoa pede ajuda
Equipado com aparelhos de última geração, o novo prédio da Assembleia Legislativa está atormentando Guilherme Uchoa (PDT). Leigo em matéria de  informática, o presidente da Casa confessa que vai recorrer a um curso para conseguir manejar todos os equjipamentos  que tem à sua disposição..

Boas vindas
Antonio de Pádua, o novo secretário de Defesa Social, "é gente de fino trato", dizem os inimigos do ex-secretário Angelo Gioia, que tinha fama de mau.

Paulo, Jarbas e Raul

O governador Paulo Câmara (PSB) almoçou, nesta sexta-feira,  com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e com o vice-governador Raul Henry, no Leite, restaurante onde vão todos os que querem ser  visto. E, neste sábado, o PMDB realiza sua convenção para renovação da executiva estadual. Sob o comando de Raul, o PMDB, que vinha definhando, elegeu 17 prefeitos em 2016, além de 15 vice-prefeitos e 161 vereadores, um aumento de 128% em relação a 2012. Numericamente, em comparação com o PSB, partido do qual os peemedebistas são sócios no governo Paulo Câmara, o PMDB não chega nem perto. O peso do PMDB é político. E é nessa equação que a aliança entre os dois partidos se sustenta. Se não tivesse ingressado na Frente Popular em 2012, o PMDB certamente não teria hojetantos quadros eleitos.